Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Taynara Vieira de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T01:54:47Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T01:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Taynara Vieira de Melo. Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113 | - |
dc.description.abstract | Este estudo se propõe a investigar como alguns tipos de signos, sendo estes símbolo, ícone e índice, onde são usados para construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade, a partir de uma intervenção pautada na resolução de problemas. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias: ícones, índices e símbolos. Assim, elaboramos uma intervenção a qual foi aplicada a um grupo de cinco alunos, dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Ao final da intervenção, apresentamos dois problemas, em que os alunos tiveram que responder. O processo de resolução dos problemas foi registrado em áudio e posteriormente transcrito. Na análise, identificamos os três tipos de signos, sendo todos relevantes durante o processo de construção de significados. Além disso, destacamos a linguagem (tipo de signo símbolo) como aquele que atravessa todo o processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.title | Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494425P8&tokenCaptchar=03AGdBq24MONwciWUSC2X_4HhZiPmj4TijXlqxW4wVqffaurrMFtr3Ds0VlhVckY9Is3a27YZ2wOVaW3Bz3b7LTnx8XdOCCad8hSrWnCHhRXwlZ9eImsdlsxtXTEvMRPyfMIVU6-L-EjfKp0SYPFfoIcsoVrmPfkiJQueZWFIGCc3xsTdzjf-dz0wmmUsatGBh04o5ui_wGrra1Q5RHzKltZkdQjXkZODTII-cSKHEpkIZF9l9kVGGAffBtlI2Elc6bm0ZWtHbIAGuykBIlBvJc4sJLFPfjAYx_qPlZXVc1gm_81ghl6WARmqJpao2HgleD0s4XftWcQ-uevTfFcBbYlzj5gvEALe-w9bBsx_bKUwxtUZYo9Y2GnJGWFkjS3vXZ43kBseCA6qYQ_7X3kx5xgymhwx9J-H-B-okGAXrhvHCNp_blDOUkRg2eYjDVnH5lomp36Weo0pWVgPtPPN3CmPEoPtrqy6fVg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194805A6&tokenCaptchar=03AGdBq25fspRJBKjkvwV0AcxKp41-gVefPFu1WXdFaMaHsBscb2C_psZ6XW88gB9hQE0KG499TS24ud0TOvH20GBJ1MWBLdDyijErsMM5Aj-Hew3A79i6CvfaQi3xgyqBqOmAXzlmhHAdLgKU9T_ErZb9Sjlam-cQy7bVsgS5nEPpKspcRwAWYdFQhkq-nIZfVdJDhgNOK-dwx9xX-FZaAj_3UJWbQ3aR5UZoaj38xn4XL0wJ_kSslUnIB2QirugfHUapKQAJgpIQty4LNhQjI-4iA1PZRJmXmot-uF_ALFmdFBdvF1wpEiYXZHSVAwIHWBiLiy_7xK74Tvii2C4igzma9j6_uDAARv2cR-lUNv7SoQLt8g0R-wxFOw9vAEvIpUJlUlex24djbovTI8NPTpMkZ-Zm1go5GGSgB2nCWdw4t2e7RPTzpfE5c-PKy-USdSklFHp3sM5E2909NdtRoOFuFE7WQiTDXA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to investigate how some types of signs are used to construct meanings about the content of radioactivity, based on a problem solving intervention. We start from the premise that learning is a dynamic process, being mediated by signs. These are divided into three categories: icons, indexes and symbols. Thus, we developed an intervention that was applied to a group of five students, within a qualitative research approach. At the end of the intervention, we presented two problems, in which the students had to respond. The problem solving process was recorded in audio and later transcribed. In the analysis, we identified the three types of signs, all of which are relevant during the process of meaning construction. In addition, we highlight the language (type of sign symbol) as the one that goes through the whole process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Taynara Vieira de Melo.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons