Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Taynara Vieira de Melo-
dc.date.accessioned2021-05-20T01:54:47Z-
dc.date.available2021-05-20T01:54:47Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Taynara Vieira de Melo. Mediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40113-
dc.description.abstractEste estudo se propõe a investigar como alguns tipos de signos, sendo estes símbolo, ícone e índice, onde são usados para construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade, a partir de uma intervenção pautada na resolução de problemas. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias: ícones, índices e símbolos. Assim, elaboramos uma intervenção a qual foi aplicada a um grupo de cinco alunos, dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. Ao final da intervenção, apresentamos dois problemas, em que os alunos tiveram que responder. O processo de resolução dos problemas foi registrado em áudio e posteriormente transcrito. Na análise, identificamos os três tipos de signos, sendo todos relevantes durante o processo de construção de significados. Além disso, destacamos a linguagem (tipo de signo símbolo) como aquele que atravessa todo o processo.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleMediação semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494425P8&tokenCaptchar=03AGdBq24MONwciWUSC2X_4HhZiPmj4TijXlqxW4wVqffaurrMFtr3Ds0VlhVckY9Is3a27YZ2wOVaW3Bz3b7LTnx8XdOCCad8hSrWnCHhRXwlZ9eImsdlsxtXTEvMRPyfMIVU6-L-EjfKp0SYPFfoIcsoVrmPfkiJQueZWFIGCc3xsTdzjf-dz0wmmUsatGBh04o5ui_wGrra1Q5RHzKltZkdQjXkZODTII-cSKHEpkIZF9l9kVGGAffBtlI2Elc6bm0ZWtHbIAGuykBIlBvJc4sJLFPfjAYx_qPlZXVc1gm_81ghl6WARmqJpao2HgleD0s4XftWcQ-uevTfFcBbYlzj5gvEALe-w9bBsx_bKUwxtUZYo9Y2GnJGWFkjS3vXZ43kBseCA6qYQ_7X3kx5xgymhwx9J-H-B-okGAXrhvHCNp_blDOUkRg2eYjDVnH5lomp36Weo0pWVgPtPPN3CmPEoPtrqy6fVgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194805A6&tokenCaptchar=03AGdBq25fspRJBKjkvwV0AcxKp41-gVefPFu1WXdFaMaHsBscb2C_psZ6XW88gB9hQE0KG499TS24ud0TOvH20GBJ1MWBLdDyijErsMM5Aj-Hew3A79i6CvfaQi3xgyqBqOmAXzlmhHAdLgKU9T_ErZb9Sjlam-cQy7bVsgS5nEPpKspcRwAWYdFQhkq-nIZfVdJDhgNOK-dwx9xX-FZaAj_3UJWbQ3aR5UZoaj38xn4XL0wJ_kSslUnIB2QirugfHUapKQAJgpIQty4LNhQjI-4iA1PZRJmXmot-uF_ALFmdFBdvF1wpEiYXZHSVAwIHWBiLiy_7xK74Tvii2C4igzma9j6_uDAARv2cR-lUNv7SoQLt8g0R-wxFOw9vAEvIpUJlUlex24djbovTI8NPTpMkZ-Zm1go5GGSgB2nCWdw4t2e7RPTzpfE5c-PKy-USdSklFHp3sM5E2909NdtRoOFuFE7WQiTDXApt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate how some types of signs are used to construct meanings about the content of radioactivity, based on a problem solving intervention. We start from the premise that learning is a dynamic process, being mediated by signs. These are divided into three categories: icons, indexes and symbols. Thus, we developed an intervention that was applied to a group of five students, within a qualitative research approach. At the end of the intervention, we presented two problems, in which the students had to respond. The problem solving process was recorded in audio and later transcribed. In the analysis, we identified the three types of signs, all of which are relevant during the process of meaning construction. In addition, we highlight the language (type of sign symbol) as the one that goes through the whole process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Taynara Vieira de Melo.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons