Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39688

Compartilhe esta página

Título: Proposta de uma sequência didática com produções audiovisuais para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Citologia
Autor(es): ARAÚJO, Maria Danielle Cândido de
Palavras-chave: Biologia Celular; Aprendizagem Significativa; Educação pela Mídia
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Maria Danielle Cândido de. Proposta de uma sequência didática com produções audiovisuais para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Citologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.
Abstract: Dificuldades apresentadas pelos estudantes no Ensino Médio referentes a conteúdos de Biologia são relatadas em trabalhos científicos, descrevendo o ensino de Biologia como memorístico e fragmentado. Nas discussões sobre Citologia não é diferente, os estudantes consideram o estudo da célula como algo abstrato e complexo, demonstrando dificuldades em compreender estruturas microscópicas e processos bioquímicos. Diante dessa situação, a busca de recursos didáticos inovadores é considerada significante para o ensino de Biologia. Por isso, a presente pesquisa propõe uma sequência didática (SD) para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, na qual uma das etapas consiste na elaboração de um vídeo didático pelos estudantes, com objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre as características estruturais da mitocôndria e da cadeia transportadora de elétrons, relacionando essas características ao processo de respiração celular. As atividades sugeridas na sequência têm uma proposta de pesquisa ação, com base na teoria da aprendizagem significativa e o ensino por investigação, com a construção fundamentada nas proposições da Pedagogia Histórico-Crítica. A sequência didática proposta apresenta cinco etapas compostas pelo levantamento do conhecimento prévio dos estudantes, aula expositiva dialogada, rodas de conversa, pesquisas sobre os aspectos morfológicos das mitocôndrias e sua relação com o processo de respiração celular, produção e apresentação dos vídeos didáticos, além da sistematização das ideias construídas durante todas essas etapas pelos estudantes. Durante a elaboração da sequência didática foi realizado também um levantamento bibliográfico no Repositório Nacional e de instituições de ensino superior, como o da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2014 até 2019. A partir da leitura e análise dos trabalhos realizados por outros autores que aplicaram sequências didáticas utilizando uma ferramenta tecnológica no ensino de Biologia, concluiu-se que a proposta deste estudo poderá despertar nos estudantes um pensamento crítico e reflexivo aliado à tecnologia utilizada como um recurso pedagógico, podendo também auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sobre mitocôndrias e respiração celular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39688
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Danielle Cândido de Araújo.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons