Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39688

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Erika Maria Silva-
dc.contributor.authorARAÚJO, Maria Danielle Cândido de-
dc.date.accessioned2021-04-12T17:53:50Z-
dc.date.available2021-04-12T17:53:50Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Danielle Cândido de. Proposta de uma sequência didática com produções audiovisuais para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Citologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39688-
dc.description.abstractDificuldades apresentadas pelos estudantes no Ensino Médio referentes a conteúdos de Biologia são relatadas em trabalhos científicos, descrevendo o ensino de Biologia como memorístico e fragmentado. Nas discussões sobre Citologia não é diferente, os estudantes consideram o estudo da célula como algo abstrato e complexo, demonstrando dificuldades em compreender estruturas microscópicas e processos bioquímicos. Diante dessa situação, a busca de recursos didáticos inovadores é considerada significante para o ensino de Biologia. Por isso, a presente pesquisa propõe uma sequência didática (SD) para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, na qual uma das etapas consiste na elaboração de um vídeo didático pelos estudantes, com objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre as características estruturais da mitocôndria e da cadeia transportadora de elétrons, relacionando essas características ao processo de respiração celular. As atividades sugeridas na sequência têm uma proposta de pesquisa ação, com base na teoria da aprendizagem significativa e o ensino por investigação, com a construção fundamentada nas proposições da Pedagogia Histórico-Crítica. A sequência didática proposta apresenta cinco etapas compostas pelo levantamento do conhecimento prévio dos estudantes, aula expositiva dialogada, rodas de conversa, pesquisas sobre os aspectos morfológicos das mitocôndrias e sua relação com o processo de respiração celular, produção e apresentação dos vídeos didáticos, além da sistematização das ideias construídas durante todas essas etapas pelos estudantes. Durante a elaboração da sequência didática foi realizado também um levantamento bibliográfico no Repositório Nacional e de instituições de ensino superior, como o da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2014 até 2019. A partir da leitura e análise dos trabalhos realizados por outros autores que aplicaram sequências didáticas utilizando uma ferramenta tecnológica no ensino de Biologia, concluiu-se que a proposta deste estudo poderá despertar nos estudantes um pensamento crítico e reflexivo aliado à tecnologia utilizada como um recurso pedagógico, podendo também auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sobre mitocôndrias e respiração celular.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia Celularpt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectEducação pela Mídiapt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática com produções audiovisuais para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Citologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0509378689985113pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6558845922911768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxDifficulties presented by high school students regarding Biology content are reported in scientific papers, describing Biology teaching as memoristic and fragmented. In the discussions about Cytology is not different, the students consider the study of the cell as something abstract and complex, demonstrating difficulties in understanding microscopic structures and biochemical processes. In view of this situation, the search for innovative teaching resources is considered significant for the teaching of Biology. Therefore, this research proposes a didactic sequence (DS) for students in the first year of high school, in which one of the stages consists in the elaboration of a didactic video by the students, with the objective of facilitating the teaching and learning process on the structural characteristics of the mitochondria and electron transport chain, relating these characteristics to the cellular respiration process. The activities suggested in the sequence have an action research proposal, based on the theory of meaningful learning and teaching as research, with the construction based on the propositions of Historical-Critical Pedagogy. The proposed didactic sequence presents five stages composed of the survey of the students' previous knowledge, dialogued exhibition class, round table, research on the morphological aspects of mitochondria and their relationship with the process of cellular respiration, production and presentation of didactic videos, in addition to the systematization of ideas constructed during all these stages by students. During the preparation of the didactic sequence, a bibliographic survey was also carried out in the National Repository and University institutions, such as the Federal University of Pernambuco and the Federal University of Rio Grande do Norte, between 2014 and 2019. From the reading and analysis of the works made by other authors who applied didactic sequences using a technological tool in the teaching of Biology, it was concluded that the proposal of this study may awaken in the students a critical and reflective thought allied to the technology used as a pedagogical resource, and can also help in the teaching and learning process about mitochondria and cellular respiration.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Danielle Cândido de Araújo.pdf1,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons