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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39559
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Title: | O conceito de cifras da transcendência em Karl Jaspers : possibilidades de educação espiritual-existencial através da arte de contar histórias |
Authors: | MENDONÇA, Monalize Ribeiro de |
Keywords: | Educação; Espiritualidade; Jaspers, Karl, 1883-1969; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 27-May-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MENDONÇA, Monalize Ribeiro de. O conceito de cifras da transcendência em Karl Jaspers: possibilidades de educação espiritual-existencial através da arte de contar histórias. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Contar histórias é uma arte milenar que ressurge e permanece na contemporaneidade. Sua dimensão educativa vem sendo objeto de pesquisa no âmbito acadêmico. Os aspectos enfatizados nessas produções são a formação do contador de histórias e a prática de narrar como meio didático para diversos fins, entre eles a oralidade, o letramento, a imaginação e interação. Contudo, aspectos espirituais-existenciais ainda são poucos explorados na pesquisa acadêmica sobre esta arte. A presente investigação teórica, visa contemplar esses aspectos. Para tratar os conteúdos existenciais, nos amparamos na filosofia da existência e cifras da transcendência em Karl Jaspers. Sobre os aspectos espirituais, na multidimensionalidade do ser humano apresentada por Ferdinand Röhr, com ênfase na dimensão espiritual. Diante disso, construímos a problemática: Será que a teoria das cifras da transcendência pode contribuir para a arte de contar histórias? E se sim, como? Nosso objetivo é demonstrar que na filosofia das cifras da transcendência de Karl Jaspers podemos encontrar uma forma específica de narrar histórias, onde a ênfase estaria numa possível educação espiritual-existencial. A metodologia aplicada está enquadrada da pesquisa teórica. Se inicia com o levantamento bibliográfico das obras de Karl Jaspers e Ferdinand Röhr, assim como das obras relativas à arte de contar histórias, e o estado do conhecimento sobre o tema na literatura acadêmica. Para interpretação, a análise hermenêutica dos conteúdos é a proposta realizada com base nos preceitos de Emerich Coreth. Enquanto resultados esperados, se objetiva apresentar as possibilidades e limites das contribuições das cifras da transcendência para a arte de contar histórias, demonstrando a partir de exemplos, que determinadas histórias (contos, lendas, mitos) podem se tornar orientações válidas em decisões espirituais-existenciais para as pessoas que se comprometem com elas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39559 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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