Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39559

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRÖHR, Ferdinand-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Monalize Ribeiro de-
dc.date.accessioned2021-03-31T14:50:40Z-
dc.date.available2021-03-31T14:50:40Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Monalize Ribeiro de. O conceito de cifras da transcendência em Karl Jaspers: possibilidades de educação espiritual-existencial através da arte de contar histórias. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39559-
dc.description.abstractContar histórias é uma arte milenar que ressurge e permanece na contemporaneidade. Sua dimensão educativa vem sendo objeto de pesquisa no âmbito acadêmico. Os aspectos enfatizados nessas produções são a formação do contador de histórias e a prática de narrar como meio didático para diversos fins, entre eles a oralidade, o letramento, a imaginação e interação. Contudo, aspectos espirituais-existenciais ainda são poucos explorados na pesquisa acadêmica sobre esta arte. A presente investigação teórica, visa contemplar esses aspectos. Para tratar os conteúdos existenciais, nos amparamos na filosofia da existência e cifras da transcendência em Karl Jaspers. Sobre os aspectos espirituais, na multidimensionalidade do ser humano apresentada por Ferdinand Röhr, com ênfase na dimensão espiritual. Diante disso, construímos a problemática: Será que a teoria das cifras da transcendência pode contribuir para a arte de contar histórias? E se sim, como? Nosso objetivo é demonstrar que na filosofia das cifras da transcendência de Karl Jaspers podemos encontrar uma forma específica de narrar histórias, onde a ênfase estaria numa possível educação espiritual-existencial. A metodologia aplicada está enquadrada da pesquisa teórica. Se inicia com o levantamento bibliográfico das obras de Karl Jaspers e Ferdinand Röhr, assim como das obras relativas à arte de contar histórias, e o estado do conhecimento sobre o tema na literatura acadêmica. Para interpretação, a análise hermenêutica dos conteúdos é a proposta realizada com base nos preceitos de Emerich Coreth. Enquanto resultados esperados, se objetiva apresentar as possibilidades e limites das contribuições das cifras da transcendência para a arte de contar histórias, demonstrando a partir de exemplos, que determinadas histórias (contos, lendas, mitos) podem se tornar orientações válidas em decisões espirituais-existenciais para as pessoas que se comprometem com elas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectJaspers, Karl, 1883-1969pt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleO conceito de cifras da transcendência em Karl Jaspers : possibilidades de educação espiritual-existencial através da arte de contar históriaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1698562438339825pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2837911572115095pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxStorytelling is an ancient art that resurfaces and remains in contemporary times. Its educational dimension has been the object of research in the academic field. The aspects emphasized in academic productions are the formation of the storyteller and the practice of narrating as a didactic means for various purposes, including orality, literacy, imagination, and interaction. However, spiritual-existential aspects are still little explored in academic research on this art. The presented theoretical research aims to contemplate these aspects. To deal with existential contents, we rely on Karl Jaspers’s philosophy of existence and transcendence ciphers. On the spiritual aspects, we used the multidimensionality of the human being presented by Ferdinand Röhr, with emphasis on the spiritual dimension. Given this, we built the problem: can the theory of transcendence ciphers contribute to the art of storytelling? And if so, how? Our goal is to demonstrate that in Karl Jaspers’ philosophy of transcendence ciphers we can find a specific way of narrating stories, where the emphasis would be on a possible spiritual-existential education. The theoretical research framed our applied methodology. It begins with the bibliographic survey of the works of Karl Jaspers and Ferdinand Röhr, as well as the works related to the art of storytelling. We also performed a state-of-art from academic literature. For interpretation, we used the precepts of Emerich Coreth to execute the hermioneu analysis of contents. As expected results, the objective is to present the possibilities and limits of the contributions of transcendence ciphers to the art of storytelling, demonstrating from examples that certain stories (tales, legends, myths) can become valid orientations in spiritual-existential decisions to the people who commit to them.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Monalize Ribeiro de Mendonça.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons