Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39549

Compartilhe esta página

Título: Conhecimentos de professores : as articulações da geometria com as artes e culturas visuais por meio de simetrias
Autor(es): SANTOS, Luciana Ferreira dos
Palavras-chave: Geometria; Artes na educação; Culturas visuais; UFPE - Pós graduação
Data do documento: 28-Mar-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Luciana Ferreira dos. Conhecimentos de professores: as articulações da geometria com as artes e culturas visuais por meio de simetrias. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar conhecimentos mobilizados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao articular a geometria com as artes e culturas visuais por meio da simetria. Fundamenta-se nas pesquisas de Shulman (1986; 1987) e Ball, Themps e Phelps (2008) que centram suas investigações nos conhecimentos dos professores sobre os conteúdos de ensino e no modo como estes se transformam em sua prática docente, bem como na teoria da Abordagem Triangular de Barbosa (1998; 2002; 2008; 2015), que defende e oportuniza ao indivíduo o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. O percurso metodológico estruturou-se em quatro etapas: oficinas para discutir a articulação da geometria com as artes e culturas visuais; elaboração de planejamentos de aulas pelos professores participantes das oficinas; observação das vivências das aulas planejadas; e entrevista de explicitação. Participou da pesquisa um grupo de dezoito professores de redes municipais de ensino da Região Metropolitana do Recife. O estudo identificou que os professores mobilizaram um conhecimento que chamaremos de conhecimento de interseção ao identificarem elementos conceituais e metodológicos comuns ao campo da geometria e das artes e culturas visuais. Este conhecimento perpassa por todos os tipos de conhecimentos de professores caracterizados por Shulmam (1986; 1987) e por Ball e colaboradores (2008, 2005, 2003). Pretende-se, portanto, apontar contribuições para discussões sobre o conhecimento profissional de professores, tal como reflexões sobre a articulação de conhecimentos na formação inicial e continuada de professores e para ampliação das investigações dessa formação no âmbito da pesquisa em Educação Matemática e Arte/Educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39549
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Luciana Ferreira dos Santos.pdf11,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons