Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39549
Comparte esta pagina
Título : | Conhecimentos de professores : as articulações da geometria com as artes e culturas visuais por meio de simetrias |
Autor : | SANTOS, Luciana Ferreira dos |
Palabras clave : | Geometria; Artes na educação; Culturas visuais; UFPE - Pós graduação |
Fecha de publicación : | 28-mar-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Luciana Ferreira dos. Conhecimentos de professores: as articulações da geometria com as artes e culturas visuais por meio de simetrias. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo analisar conhecimentos mobilizados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao articular a geometria com as artes e culturas visuais por meio da simetria. Fundamenta-se nas pesquisas de Shulman (1986; 1987) e Ball, Themps e Phelps (2008) que centram suas investigações nos conhecimentos dos professores sobre os conteúdos de ensino e no modo como estes se transformam em sua prática docente, bem como na teoria da Abordagem Triangular de Barbosa (1998; 2002; 2008; 2015), que defende e oportuniza ao indivíduo o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. O percurso metodológico estruturou-se em quatro etapas: oficinas para discutir a articulação da geometria com as artes e culturas visuais; elaboração de planejamentos de aulas pelos professores participantes das oficinas; observação das vivências das aulas planejadas; e entrevista de explicitação. Participou da pesquisa um grupo de dezoito professores de redes municipais de ensino da Região Metropolitana do Recife. O estudo identificou que os professores mobilizaram um conhecimento que chamaremos de conhecimento de interseção ao identificarem elementos conceituais e metodológicos comuns ao campo da geometria e das artes e culturas visuais. Este conhecimento perpassa por todos os tipos de conhecimentos de professores caracterizados por Shulmam (1986; 1987) e por Ball e colaboradores (2008, 2005, 2003). Pretende-se, portanto, apontar contribuições para discussões sobre o conhecimento profissional de professores, tal como reflexões sobre a articulação de conhecimentos na formação inicial e continuada de professores e para ampliação das investigações dessa formação no âmbito da pesquisa em Educação Matemática e Arte/Educação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39549 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luciana Ferreira dos Santos.pdf | 11,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons