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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39549

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTELES, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.authorSANTOS, Luciana Ferreira dos-
dc.date.accessioned2021-03-31T12:22:57Z-
dc.date.available2021-03-31T12:22:57Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Luciana Ferreira dos. Conhecimentos de professores: as articulações da geometria com as artes e culturas visuais por meio de simetrias. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39549-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar conhecimentos mobilizados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao articular a geometria com as artes e culturas visuais por meio da simetria. Fundamenta-se nas pesquisas de Shulman (1986; 1987) e Ball, Themps e Phelps (2008) que centram suas investigações nos conhecimentos dos professores sobre os conteúdos de ensino e no modo como estes se transformam em sua prática docente, bem como na teoria da Abordagem Triangular de Barbosa (1998; 2002; 2008; 2015), que defende e oportuniza ao indivíduo o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. O percurso metodológico estruturou-se em quatro etapas: oficinas para discutir a articulação da geometria com as artes e culturas visuais; elaboração de planejamentos de aulas pelos professores participantes das oficinas; observação das vivências das aulas planejadas; e entrevista de explicitação. Participou da pesquisa um grupo de dezoito professores de redes municipais de ensino da Região Metropolitana do Recife. O estudo identificou que os professores mobilizaram um conhecimento que chamaremos de conhecimento de interseção ao identificarem elementos conceituais e metodológicos comuns ao campo da geometria e das artes e culturas visuais. Este conhecimento perpassa por todos os tipos de conhecimentos de professores caracterizados por Shulmam (1986; 1987) e por Ball e colaboradores (2008, 2005, 2003). Pretende-se, portanto, apontar contribuições para discussões sobre o conhecimento profissional de professores, tal como reflexões sobre a articulação de conhecimentos na formação inicial e continuada de professores e para ampliação das investigações dessa formação no âmbito da pesquisa em Educação Matemática e Arte/Educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectArtes na educaçãopt_BR
dc.subjectCulturas visuaispt_BR
dc.subjectUFPE - Pós graduaçãopt_BR
dc.titleConhecimentos de professores : as articulações da geometria com as artes e culturas visuais por meio de simetriaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9660329349832943pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888500885370084pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims at analyzing the knowledge mobilized by teachers from the initial years of Elementary Education in articulating geometry with the visual arts and cultures through symmetry. It is based on research by Shulman (1986, 1987) and Ball, Themps and Phelps (2008), who focus their research on teachers' knowledge of teaching contents and how they become their teaching practice, as well as The theory of the Triangular Approach of Barbosa (1998; 2002; 2008; 2015), which defends and gives the individual access to art as an expressive language and form of knowledge. The methodological course was structured in frame steps: workshops to discuss the articulation of geometry with the visual arts and cultures; preparation of lesson plans by teachers participating in the workshops; observation of the experiences of the planned classes; and interview of explanation. A group of eighteen teachers from municipal teaching networks of the Metropolitan Region of Recife participated in the research. The study identified that the teachers mobilized a knowledge that we will call knowledge of intersection when identifying conceptual and methodological elements common to the field of geometry and visual arts and cultures. This knowledge permeates all types of teacher knowledge characterized by Shulmam (1986, 1987) and Ball, Thamps and Phelps (2008). It is intended, therefore, to point out contributions to discussions about the professional knowledge of teachers, such as reflections on the articulation of knowledge in initial and continuing teacher training and to broaden the research of this training in the scope of research in Mathematics Education and Art/Education.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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