Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342

Comparte esta pagina

Título : Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia : um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula
Autor : FRAGA, Izabela Pereira de
Palabras clave : Pedagogia; Práticas de leitura; Letramentos acadêmicos; UFPE – Pós-graduação
Fecha de publicación : 30-nov-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FRAGA, Izabela Pereira de. Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia: um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A presente pesquisa teve por objetivo compreender as orientações docentes para as práticas de letramentos acadêmicos, com ênfase na leitura, em disciplina de Pedagogia da UFPE. Como objetivos específicos, buscamos identificar que textos/gêneros a professora seleciona; identificar que concepções de língua e leitura subjazem à prática pedagógica; e verificar o modelo de letramento acadêmico desenvolvido pela docente. Realizamos uma pesquisa de inspiração etnográfica e fundamentamo-nos nas categorias: concepções de língua e de leitura (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; GERALDI, 2006; MARCHUSCHI, 2008; KOCH, 2009; FUZA, OHUSCHI, MENEGASSI, 2011; DUARTE, 2014); representações sociais do professor (KLEIMAN, 2006); trabalho com gêneros no Ensino Superior (MOTTA-ROTH, 2008; RAMIRES, 2008); e modelos de letramentos acadêmicos (LEA & STREET, 2014). Como resultados, a professora seleciona artigos científicos, livro completo, capítulo de livro, unidade de caderno de estudos, resenha e esquemas. Manifesta predominantemente a concepção de língua como instrumento de comunicação, a socialização acadêmica como modelo de letramento acadêmico, além de representar-se socialmente como mediadora das leituras. Isso permite-nos considerar que a professora intenciona que as alunas desenvolvam práticas de leitura significativas e orientadas para a escrita, não apenas para a disciplina, mas em demais eventos científicos e no TCC.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Izabela Pereira de Fraga.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons