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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo-
dc.contributor.authorFRAGA, Izabela Pereira de-
dc.date.accessioned2021-03-08T12:47:01Z-
dc.date.available2021-03-08T12:47:01Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationFRAGA, Izabela Pereira de. Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia: um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo compreender as orientações docentes para as práticas de letramentos acadêmicos, com ênfase na leitura, em disciplina de Pedagogia da UFPE. Como objetivos específicos, buscamos identificar que textos/gêneros a professora seleciona; identificar que concepções de língua e leitura subjazem à prática pedagógica; e verificar o modelo de letramento acadêmico desenvolvido pela docente. Realizamos uma pesquisa de inspiração etnográfica e fundamentamo-nos nas categorias: concepções de língua e de leitura (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; GERALDI, 2006; MARCHUSCHI, 2008; KOCH, 2009; FUZA, OHUSCHI, MENEGASSI, 2011; DUARTE, 2014); representações sociais do professor (KLEIMAN, 2006); trabalho com gêneros no Ensino Superior (MOTTA-ROTH, 2008; RAMIRES, 2008); e modelos de letramentos acadêmicos (LEA & STREET, 2014). Como resultados, a professora seleciona artigos científicos, livro completo, capítulo de livro, unidade de caderno de estudos, resenha e esquemas. Manifesta predominantemente a concepção de língua como instrumento de comunicação, a socialização acadêmica como modelo de letramento acadêmico, além de representar-se socialmente como mediadora das leituras. Isso permite-nos considerar que a professora intenciona que as alunas desenvolvam práticas de leitura significativas e orientadas para a escrita, não apenas para a disciplina, mas em demais eventos científicos e no TCC.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectLetramentos acadêmicospt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleLetramentos acadêmicos no curso de pedagogia : um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1385805182874372pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1329245289238365pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to understand the teaching guidelines for academic literacy practices, with an emphasis on reading, in the Pedagogy discipline at UFPE. As specific objectives, we seek to identify which texts / genres the teacher selects; identify which conceptions of language and reading underlie pedagogical practice; and verify the academic literacy model developed by the teacher. We conducted an ethnographic-inspired research and were based on the following categories: conceptions of language and reading (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN / VOLOCHÍNOV, 2009; GERALDI, 2006; MARCHUSCHI, 2008; KOCH, 2009; FUZA, OHUSCHI, MENEGASSI, 2011; DUARTE, 2014); social representations of the teacher (KLEIMAN, 2006); gender work in Higher Education (MOTTA-ROTH, 2008; RAMIRES, 2008); and academic literacy models (LEA & STREET, 2014). As a result, the teacher selects scientific articles, complete book, book chapter, study unit, review and diagrams. It predominantly manifests the concept of language as a communication tool, academic socialization as a model of academic literacy, in addition to representing itself socially as a mediator of readings. This allows us to consider that the teacher intends that the students develop meaningful reading practices and oriented towards writing, not only for the discipline, but in other scientific events and in the TCC.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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