Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342
Share on
Title: | Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia : um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula |
Authors: | FRAGA, Izabela Pereira de |
Keywords: | Pedagogia; Práticas de leitura; Letramentos acadêmicos; UFPE – Pós-graduação |
Issue Date: | 30-Nov-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | FRAGA, Izabela Pereira de. Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia: um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A presente pesquisa teve por objetivo compreender as orientações docentes para as práticas de letramentos acadêmicos, com ênfase na leitura, em disciplina de Pedagogia da UFPE. Como objetivos específicos, buscamos identificar que textos/gêneros a professora seleciona; identificar que concepções de língua e leitura subjazem à prática pedagógica; e verificar o modelo de letramento acadêmico desenvolvido pela docente. Realizamos uma pesquisa de inspiração etnográfica e fundamentamo-nos nas categorias: concepções de língua e de leitura (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; GERALDI, 2006; MARCHUSCHI, 2008; KOCH, 2009; FUZA, OHUSCHI, MENEGASSI, 2011; DUARTE, 2014); representações sociais do professor (KLEIMAN, 2006); trabalho com gêneros no Ensino Superior (MOTTA-ROTH, 2008; RAMIRES, 2008); e modelos de letramentos acadêmicos (LEA & STREET, 2014). Como resultados, a professora seleciona artigos científicos, livro completo, capítulo de livro, unidade de caderno de estudos, resenha e esquemas. Manifesta predominantemente a concepção de língua como instrumento de comunicação, a socialização acadêmica como modelo de letramento acadêmico, além de representar-se socialmente como mediadora das leituras. Isso permite-nos considerar que a professora intenciona que as alunas desenvolvam práticas de leitura significativas e orientadas para a escrita, não apenas para a disciplina, mas em demais eventos científicos e no TCC. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Izabela Pereira de Fraga.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License