Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342

Compartilhe esta página

Título: Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia : um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula
Autor(es): FRAGA, Izabela Pereira de
Palavras-chave: Pedagogia; Práticas de leitura; Letramentos acadêmicos; UFPE – Pós-graduação
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FRAGA, Izabela Pereira de. Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia: um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo compreender as orientações docentes para as práticas de letramentos acadêmicos, com ênfase na leitura, em disciplina de Pedagogia da UFPE. Como objetivos específicos, buscamos identificar que textos/gêneros a professora seleciona; identificar que concepções de língua e leitura subjazem à prática pedagógica; e verificar o modelo de letramento acadêmico desenvolvido pela docente. Realizamos uma pesquisa de inspiração etnográfica e fundamentamo-nos nas categorias: concepções de língua e de leitura (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; GERALDI, 2006; MARCHUSCHI, 2008; KOCH, 2009; FUZA, OHUSCHI, MENEGASSI, 2011; DUARTE, 2014); representações sociais do professor (KLEIMAN, 2006); trabalho com gêneros no Ensino Superior (MOTTA-ROTH, 2008; RAMIRES, 2008); e modelos de letramentos acadêmicos (LEA & STREET, 2014). Como resultados, a professora seleciona artigos científicos, livro completo, capítulo de livro, unidade de caderno de estudos, resenha e esquemas. Manifesta predominantemente a concepção de língua como instrumento de comunicação, a socialização acadêmica como modelo de letramento acadêmico, além de representar-se socialmente como mediadora das leituras. Isso permite-nos considerar que a professora intenciona que as alunas desenvolvam práticas de leitura significativas e orientadas para a escrita, não apenas para a disciplina, mas em demais eventos científicos e no TCC.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Izabela Pereira de Fraga.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons