Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342
Compartilhe esta página
Título: | Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia : um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula |
Autor(es): | FRAGA, Izabela Pereira de |
Palavras-chave: | Pedagogia; Práticas de leitura; Letramentos acadêmicos; UFPE – Pós-graduação |
Data do documento: | 30-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FRAGA, Izabela Pereira de. Letramentos acadêmicos no curso de pedagogia: um olhar sobre orientações e práticas sociais de leitura na sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A presente pesquisa teve por objetivo compreender as orientações docentes para as práticas de letramentos acadêmicos, com ênfase na leitura, em disciplina de Pedagogia da UFPE. Como objetivos específicos, buscamos identificar que textos/gêneros a professora seleciona; identificar que concepções de língua e leitura subjazem à prática pedagógica; e verificar o modelo de letramento acadêmico desenvolvido pela docente. Realizamos uma pesquisa de inspiração etnográfica e fundamentamo-nos nas categorias: concepções de língua e de leitura (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; GERALDI, 2006; MARCHUSCHI, 2008; KOCH, 2009; FUZA, OHUSCHI, MENEGASSI, 2011; DUARTE, 2014); representações sociais do professor (KLEIMAN, 2006); trabalho com gêneros no Ensino Superior (MOTTA-ROTH, 2008; RAMIRES, 2008); e modelos de letramentos acadêmicos (LEA & STREET, 2014). Como resultados, a professora seleciona artigos científicos, livro completo, capítulo de livro, unidade de caderno de estudos, resenha e esquemas. Manifesta predominantemente a concepção de língua como instrumento de comunicação, a socialização acadêmica como modelo de letramento acadêmico, além de representar-se socialmente como mediadora das leituras. Isso permite-nos considerar que a professora intenciona que as alunas desenvolvam práticas de leitura significativas e orientadas para a escrita, não apenas para a disciplina, mas em demais eventos científicos e no TCC. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39342 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Izabela Pereira de Fraga.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons