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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39275
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Título: | A educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambá |
Autor(es): | NASCIMENTO, Emerson Raimundo do |
Palavras-chave: | Afrocentrismo; Educação; Terreiros Afro-brasileiros; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 30-Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | NASCIMENTO, Emerson Raimundo do. A educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambá. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Esta dissertação analisou a educação em terreiro afrocentrada da nação xambá: Esta Dissertação abordou a questão da educação na nação xambá, teve como questão central: Como a Nação Xambá, através de suas práticas educativas, culturais e religiosas, viabiliza uma educação afrocentrada da comunidade do Portão do Gelo, Olinda/PE? O objetivo geral foi: Analisar como a educação em terreiro da Nação Xambá viabiliza uma educação afrocentrada na comunidade do Portão do Gelo. A teoria da afrocentricidade foi a base epistemológica escolhida, dado o entendimento de que ela evidencia o protagonismo do povo negro promovendo sua emancipação, o que foi fortalecido na pesquisa pela a utilização de categorias a exemplo da Localização/Conscientização; Agente/Agência, apontadas por expoentes como Asante, Mazama, Karenga e Noguera. Já a metodologia empregada foi o da história oral, que também proporcionou empoderamento ao povo negro, sendo aplicada a partir da técnica da história oral temática, baseado nos teóricos como Meihy e Alberti, organizada nas seguintes categorias temáticas: Centralidade da Comunidade; Respeito a Tradição e a Ancestralidade; Harmonia com a Natureza e Unidade do Ser. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese sobre a aplicação eficiente do modelo de educação afrocentrada exercida pelo terreiro Xambá na comunidade do Portão do Gelo. Tal modelo se faz por práticas educativas, culturais e religiosas fies aos preceitos filosóficos africanos, o que empodera os membros da comunidade, aguçando uma consciência ecológica, coletividade humana e social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39275 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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