Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39275

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREIS, Maria da Conceição dos-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Emerson Raimundo do-
dc.date.accessioned2021-02-23T15:02:34Z-
dc.date.available2021-02-23T15:02:34Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Emerson Raimundo do. A educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambá. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39275-
dc.description.abstractEsta dissertação analisou a educação em terreiro afrocentrada da nação xambá: Esta Dissertação abordou a questão da educação na nação xambá, teve como questão central: Como a Nação Xambá, através de suas práticas educativas, culturais e religiosas, viabiliza uma educação afrocentrada da comunidade do Portão do Gelo, Olinda/PE? O objetivo geral foi: Analisar como a educação em terreiro da Nação Xambá viabiliza uma educação afrocentrada na comunidade do Portão do Gelo. A teoria da afrocentricidade foi a base epistemológica escolhida, dado o entendimento de que ela evidencia o protagonismo do povo negro promovendo sua emancipação, o que foi fortalecido na pesquisa pela a utilização de categorias a exemplo da Localização/Conscientização; Agente/Agência, apontadas por expoentes como Asante, Mazama, Karenga e Noguera. Já a metodologia empregada foi o da história oral, que também proporcionou empoderamento ao povo negro, sendo aplicada a partir da técnica da história oral temática, baseado nos teóricos como Meihy e Alberti, organizada nas seguintes categorias temáticas: Centralidade da Comunidade; Respeito a Tradição e a Ancestralidade; Harmonia com a Natureza e Unidade do Ser. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese sobre a aplicação eficiente do modelo de educação afrocentrada exercida pelo terreiro Xambá na comunidade do Portão do Gelo. Tal modelo se faz por práticas educativas, culturais e religiosas fies aos preceitos filosóficos africanos, o que empodera os membros da comunidade, aguçando uma consciência ecológica, coletividade humana e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTerreiros Afro-brasileirospt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA educação em terreiro afrocentrada da Nação Xambápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9122042304255582pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7351422483583281pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzed education in an Afro-centered terreiro in the Xambá nation. Having as a central question: How does the Xambá Nation, through its educational, cultural and religious practices, enable an Afrocentric education of the community of Portão do Gelo, Olinda/PE? The general objective was: To analyze how the education in the terreiro of the Xambá Nation enables an education that is Afrocentric in the community of Portão do Gelo. The theory of Afrocentricity was the epistemological basis chosen, given the understanding that it evidences the protagonism of the black people promoting their emancipation, which was strengthened in the research by the use of categories such as Location/Awareness; Agent/Agency, appointed by exponents such as Asante, Mazama, Karenga and Noguera. The methodology used was that of oral history, which also provided empowerment to the black people, being applied based on the technique of thematic oral history, based on theorists such as Meihy and Alberti, organized into the following thematic categories: Centrality of the Community; Respect for Tradition and Ancestrality; Harmony with Nature and Unity of Being. The results obtained confirmed the hypothesis about the efficient application of the Afrocentric education model exercised by the Xambá terreiro in the Portão do Gelo community. Such a model is made by educational, cultural and religious practices faithful to African philosophical precepts, which empowers community members, sharpening an ecological conscience, human and social collectivity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emerson Raimundo do Nascimento.pdf962,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons