Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39244

Comparte esta pagina

Título : Educação em saúde : estratégias para ressocialização de moradores das residências terapêuticas
Autor : SILVA, Clara Fláuxi Martins da
Palabras clave : Saúde e Educação; Ressocialização; Sofrimento Mental; Centro de Atenção Psicossocial; UFPE Pós Graduação
Fecha de publicación : 4-dic-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Clara Fláuxi Martins da. Educação em saúde: estratégias para ressocialização de moradores das residências terapêuticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A reforma psiquiátrica no Brasil consolidou-se em 2001 com a Lei n.º 10.216. O modelo de assistência a pessoas com sofrimento mental foi modificado, antes se apresentava como um modelo manicomial que levou à morte de milhões de pessoas, desencadeando a mobilização de trabalhadores, familiares e pessoas com sofrimento mental que lutaram por novas formas de cuidado. Assim, surgiram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que ofertam cuidados em uma proposta territorial e em liberdade. Em 2003, surge o Programa de Volta para Casa que resgata as pessoas dos hospitais psiquiátricos para que possam viver em liberdade. Algumas delas vão morar nos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Esse programa projeta que haja inserção social, reabilitação e ressocialização dessas pessoas que viveram anos de aprisionamento e sobreviveram ao holocausto brasileiro. Uma das propostas para o processo de ressocialização tem ocorrido mediante o acesso desses moradores às escolas públicas do município do Recife na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Com o objetivo de verificar como tem ocorrido esse processo de ressocialização, esta pesquisa utilizou-se da aplicação de questionários e entrevistas aos profissionais que participam dessa inserção, que são os cuidadores, as técnicas de referência e as educadoras, além de desenvolver uma revisão integrativa. Com os dados interpretados pela técnica da análise de conteúdo, constataram-se algumas particularidades desse acesso à escola. Em destaque, pode-se citar a enfática contribuição da escola para o processo de ressocialização de pessoas com sofrimento mental na medida que tem intensificação dos relacionamentos sociais e acesso à aprendizagem. Do mesmo modo que as pessoas entrevistadas relatam precisar de maior compromisso do poder público e gestão para discutir sobre essa nova realidade escolar que envolve a saúde e a educação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39244
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Clara Fláuxi Martins da Silva.pdf1,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons