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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39244

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Vilde Gomes de-
dc.contributor.authorSILVA, Clara Fláuxi Martins da-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:39:36Z-
dc.date.available2021-02-19T14:39:36Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationSILVA, Clara Fláuxi Martins da. Educação em saúde: estratégias para ressocialização de moradores das residências terapêuticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39244-
dc.description.abstractA reforma psiquiátrica no Brasil consolidou-se em 2001 com a Lei n.º 10.216. O modelo de assistência a pessoas com sofrimento mental foi modificado, antes se apresentava como um modelo manicomial que levou à morte de milhões de pessoas, desencadeando a mobilização de trabalhadores, familiares e pessoas com sofrimento mental que lutaram por novas formas de cuidado. Assim, surgiram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que ofertam cuidados em uma proposta territorial e em liberdade. Em 2003, surge o Programa de Volta para Casa que resgata as pessoas dos hospitais psiquiátricos para que possam viver em liberdade. Algumas delas vão morar nos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Esse programa projeta que haja inserção social, reabilitação e ressocialização dessas pessoas que viveram anos de aprisionamento e sobreviveram ao holocausto brasileiro. Uma das propostas para o processo de ressocialização tem ocorrido mediante o acesso desses moradores às escolas públicas do município do Recife na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Com o objetivo de verificar como tem ocorrido esse processo de ressocialização, esta pesquisa utilizou-se da aplicação de questionários e entrevistas aos profissionais que participam dessa inserção, que são os cuidadores, as técnicas de referência e as educadoras, além de desenvolver uma revisão integrativa. Com os dados interpretados pela técnica da análise de conteúdo, constataram-se algumas particularidades desse acesso à escola. Em destaque, pode-se citar a enfática contribuição da escola para o processo de ressocialização de pessoas com sofrimento mental na medida que tem intensificação dos relacionamentos sociais e acesso à aprendizagem. Do mesmo modo que as pessoas entrevistadas relatam precisar de maior compromisso do poder público e gestão para discutir sobre essa nova realidade escolar que envolve a saúde e a educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde e Educaçãopt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectSofrimento Mentalpt_BR
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocialpt_BR
dc.subjectUFPE Pós Graduaçãopt_BR
dc.titleEducação em saúde : estratégias para ressocialização de moradores das residências terapêuticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2236718188644097pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4572757960571445pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe psychiatric reform in Brazil was consolidated in 2001 with law number 10.216. The model of assistance for people with mental suffering was modified, before this it was presented as a mental hospital model which led to the death of thousands of people, unleashing the mobilization of workers, family members and people with mental suffering who fought for new forms of treatment. Thus the Psychosocial Care Centers emerged (the CAPS) which offer care in a territorial proposal and freedom. In 2003, the Return to Home program arose which rescues people from the psychiatric hospitals so that they can live in freedom. Some of these people will live in the Residential Therapeutic Services (the SRT). This program projects that there will be social insertion, rehabilitation and resocialization of these people who lived years of imprisionment and survived the Brazilian holocaust. One of the proposals for the process of resocialization is brought about by means of granting to these residents access to the public schools of the Recife municipality in the modality of Education of Young People and Adults. Having as its aim to verify how this process of resocialization happened, this research made use of the application of questionnaires and interviews with the professionals who participate in this insertion, who are the caregivers, the reference technicians and educators, as well as developing an integrated revision. With the interpreted data using the technique of the analysis of content, some peculiarities were noticed for entrance to schools. In particular, it can be quoted the emphatic contribution of schools in the process of resocialization of people with mental suffering in the manner that there was an intensification of the social relationships and access to learning. ln the same way the people who were interviewed said that they need a greater commitment from the public authority and management to access this new school reality which involves health and education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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