Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088

Comparte esta pagina

Título : Uso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química.
Autor : SILVA, Amanda Gisele da
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Método de estudo de casos; Aprendizagem em equipe na educação; Educação ambiental; Biodiesel; Diesel
Fecha de publicación : 27-feb-2015
Citación : SILVA, Amanda Gisele da. Uso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : Este trabalho consistiu na utilização do método de estudo de caso para promover a construção significativa de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais de um tema sociocientífico relevante e presente na sociedade, mais especificamente referente ao uso do diesel e do biodiesel. A pesquisa foi aplicada a graduandos em licenciatura em química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE que estavam cursando a disciplina Educação Ambiental. A metodologia consistiu no levantamento dos conhecimentos e posicionamentos prévios dos estudantes sobre a temática a partir de questões envolvendo aspectos ambientais, econômicos e sociais, seguida da apresentação de vídeos e textos acerca do tema que alimentaram reflexões e discussões dos licenciandos. Posteriormente houve a realização de um experimento com o objetivo de promover a mobilização e articulação dos conhecimentos de química e a interpretação de seus significados e implicações e ao fim a resolução de um caso. Observou-se que os estudantes enriqueciam e muitas vezes flexibilizavam os argumentos e posicionamentos anteriormente assumidos pela incorporação de saberes construídos socialmente no grupo e inclusive a partir da interação com outros grupos. Isso demonstrou a busca pela interpretação dos saberes veiculados e da significação dos mesmos para possibilitar um posicionamento consciente pela compreensão não só dos conceitos, mas de suas implicações em problemas reais, viabilizado apenas quando a aprendizagem aparece articulada à construção de saberes procedimentais e atitudinais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Amanda Gisele da.pdf1,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons