Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Gisele da-
dc.date.accessioned2021-01-21T23:51:44Z-
dc.date.available2021-01-21T23:51:44Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.date.submitted2021-01-21-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Gisele da. Uso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088-
dc.description.abstractEste trabalho consistiu na utilização do método de estudo de caso para promover a construção significativa de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais de um tema sociocientífico relevante e presente na sociedade, mais especificamente referente ao uso do diesel e do biodiesel. A pesquisa foi aplicada a graduandos em licenciatura em química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE que estavam cursando a disciplina Educação Ambiental. A metodologia consistiu no levantamento dos conhecimentos e posicionamentos prévios dos estudantes sobre a temática a partir de questões envolvendo aspectos ambientais, econômicos e sociais, seguida da apresentação de vídeos e textos acerca do tema que alimentaram reflexões e discussões dos licenciandos. Posteriormente houve a realização de um experimento com o objetivo de promover a mobilização e articulação dos conhecimentos de química e a interpretação de seus significados e implicações e ao fim a resolução de um caso. Observou-se que os estudantes enriqueciam e muitas vezes flexibilizavam os argumentos e posicionamentos anteriormente assumidos pela incorporação de saberes construídos socialmente no grupo e inclusive a partir da interação com outros grupos. Isso demonstrou a busca pela interpretação dos saberes veiculados e da significação dos mesmos para possibilitar um posicionamento consciente pela compreensão não só dos conceitos, mas de suas implicações em problemas reais, viabilizado apenas quando a aprendizagem aparece articulada à construção de saberes procedimentais e atitudinais.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.subjectAprendizagem em equipe na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.titleUso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402755J6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis work consisted in using the case study method to promote the meaningful construction of conceptual knowledge, procedural and attitudinal of a relevant social-scientific topic and present in society more specifically related to the use of diesel and biodiesel. The research was applied to undergraduate students in degree in chemistry - Academic Center of UFPE Agreste who attended Environmental Education discipline. The methodology consisted in the survey of knowledge and previous positions of the students on the subject in matters involving environmental, economic and social aspects followed by the presentation of videos and texts on the theme that fueled reflections, discussions and order problem solving, then there was the conducting an experiment with the aim of promoting the mobilization and coordination of chemistry knowledge and the interpretation of their meaning and implications. It was observed that students enriched and often flexibilizavam the arguments and positions previously assumed by the incorporation of socially constructed knowledge in the group and even from the interaction with other groups. This demonstrated the search for interpretation of knowledge conveyed and the significance thereof to enable a conscious positioning for understanding not only the concepts but their implications on real problems, made possible only when the learning of concepts appears articulated the construction of procedural and attitudinal knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Amanda Gisele da.pdf1,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons