Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088

Compartilhe esta página

Título: Uso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química.
Autor(es): SILVA, Amanda Gisele da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Método de estudo de casos; Aprendizagem em equipe na educação; Educação ambiental; Biodiesel; Diesel
Data do documento: 27-Fev-2015
Citação: SILVA, Amanda Gisele da. Uso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Este trabalho consistiu na utilização do método de estudo de caso para promover a construção significativa de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais de um tema sociocientífico relevante e presente na sociedade, mais especificamente referente ao uso do diesel e do biodiesel. A pesquisa foi aplicada a graduandos em licenciatura em química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE que estavam cursando a disciplina Educação Ambiental. A metodologia consistiu no levantamento dos conhecimentos e posicionamentos prévios dos estudantes sobre a temática a partir de questões envolvendo aspectos ambientais, econômicos e sociais, seguida da apresentação de vídeos e textos acerca do tema que alimentaram reflexões e discussões dos licenciandos. Posteriormente houve a realização de um experimento com o objetivo de promover a mobilização e articulação dos conhecimentos de química e a interpretação de seus significados e implicações e ao fim a resolução de um caso. Observou-se que os estudantes enriqueciam e muitas vezes flexibilizavam os argumentos e posicionamentos anteriormente assumidos pela incorporação de saberes construídos socialmente no grupo e inclusive a partir da interação com outros grupos. Isso demonstrou a busca pela interpretação dos saberes veiculados e da significação dos mesmos para possibilitar um posicionamento consciente pela compreensão não só dos conceitos, mas de suas implicações em problemas reais, viabilizado apenas quando a aprendizagem aparece articulada à construção de saberes procedimentais e atitudinais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Amanda Gisele da.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons