Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38888

Compartilhe esta página

Título: (Re) visitando o Movimento Cultural do Alto José do Pinho : a análise da construção de uma radionovela popular
Autor(es): SILVA, Leandro Wagner de Albuquerque da
Palavras-chave: Educação e Cultura; Radionovelas; Memória – Cultura popular; Subjetividade; UFPE – Pós-graduação
Data do documento: 31-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Leandro Wagner de Albuquerque da. (Re) visitando o Movimento Cultural do Alto José do Pinho: a análise da construção de uma radionovela popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O objetivo central dessa pesquisa é analisar a relação entre memória e subjetivação numa experiência de radionovela com sujeitos que fizeram parte do Movimento Cultural do Alto José do Pinho. No que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa, escolhi trabalhar a partir dos pressupostos teóricos de autores que discutem os campos do conhecimento em relação a educação, decolonialidade, memória e subjetividades. No intuito de alcançar o objetivo principal desta pesquisa, utilizei como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. Como método de pesquisa, fiz uso da pesquisa­ação e para obter os dados utilizei entrevistas semi­estruturadas e a própria radionovela. Após a fase da coleta de dados, evidenciou­se que, através da experiência de produção de uma radionovela sobre o Movimento Cultural do Alto José do Pinho, os sujeitos participantes da pesquisa puderam apreender novos conhecimentos a partir de suas próprias memórias. Diante do contexto, a análise dos dados obtidos revelou que a produção da radionovela se caracterizou como uma atividade educativa a partir do momento que desencadeou nos sujeitos outros processos de subjetivação. Além disso, possibilitou que os sujeitos pudessem ampliar suas concepções sobre o referido Movimento, uma vez que, na produção da radionovela, os sujeitos puderam observar, pensar, refletir e aprender junto a partir da relação entre memória e subjetivação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38888
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leandro Wagner de Albuquerque da Silva.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons