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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38888

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dc.contributor.advisorMESQUITA, Rui Gomes de Mattos de-
dc.contributor.authorSILVA, Leandro Wagner de Albuquerque da-
dc.date.accessioned2020-12-09T20:31:25Z-
dc.date.available2020-12-09T20:31:25Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Wagner de Albuquerque da. (Re) visitando o Movimento Cultural do Alto José do Pinho: a análise da construção de uma radionovela popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38888-
dc.description.abstractO objetivo central dessa pesquisa é analisar a relação entre memória e subjetivação numa experiência de radionovela com sujeitos que fizeram parte do Movimento Cultural do Alto José do Pinho. No que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa, escolhi trabalhar a partir dos pressupostos teóricos de autores que discutem os campos do conhecimento em relação a educação, decolonialidade, memória e subjetividades. No intuito de alcançar o objetivo principal desta pesquisa, utilizei como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. Como método de pesquisa, fiz uso da pesquisa­ação e para obter os dados utilizei entrevistas semi­estruturadas e a própria radionovela. Após a fase da coleta de dados, evidenciou­se que, através da experiência de produção de uma radionovela sobre o Movimento Cultural do Alto José do Pinho, os sujeitos participantes da pesquisa puderam apreender novos conhecimentos a partir de suas próprias memórias. Diante do contexto, a análise dos dados obtidos revelou que a produção da radionovela se caracterizou como uma atividade educativa a partir do momento que desencadeou nos sujeitos outros processos de subjetivação. Além disso, possibilitou que os sujeitos pudessem ampliar suas concepções sobre o referido Movimento, uma vez que, na produção da radionovela, os sujeitos puderam observar, pensar, refletir e aprender junto a partir da relação entre memória e subjetivação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e Culturapt_BR
dc.subjectRadionovelaspt_BR
dc.subjectMemória – Cultura popularpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.title(Re) visitando o Movimento Cultural do Alto José do Pinho : a análise da construção de uma radionovela popularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2550115831776261pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8534869572804069pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research is to analyze the relationship between memory and subjectivation in a radio­soap opera experience with subjects who were part of the Alto José do Pinho (Movimento Cultural do Alto José do Pinho). When it comes to research development, I chose to work from of the theoretical assumptions of authors who discuss the fields of knowledge in relation to education, decolonialism, memory and subjectivities. In order to reach the main objective of this research, I used as a methodological approach the qualitative research. As a research method, I made use of action research and to obtain the data I used semi­structured interviews and the radio soap opera itself. After the data collection phase, it was evidenced that, through the experience of producing a radio soap opera on the Alto José do Pinho (Movimento Cultural do Alto José do Pinho), the research participants could learn new knowledge from their own memories. Given the context, the analysis of the data obtained revealed that the production of the radio soap opera was characterized as an educational activity from the moment that triggered in the subjects other processes of subjectivation. Besides that, it made it possible for the subjects to broaden their concepts about the referred Movement, since, in the production of the radio soap opera, the subjects could observe, think, reflect and learn together from the relationship between memory and subjectivation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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