Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3818

Share on

Title: Concepções dos alunos do Ensino Fundamental sobre equivalência entre equações do primeiro grau
Authors: ARAÚJO, Tânia Maria Cantinho Paredes de
Keywords: Concepções; Equivalência; Equações do primeiro grau
Issue Date: 26-Mar-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Cantinho Paredes de Araújo, Tânia; Maria da Silva Lima, Iranete. Concepções dos alunos do Ensino Fundamental sobre equivalência entre equações do primeiro grau. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Esta pesquisa investigou as concepções dos alunos sobre equivalência entre equações do 1º grau. Para tal investigação um teste foi elaborado com sete questões que buscavam identificar: as concepções de equivalência mobilizadas pelos alunos quando definem equações equivalentes, dão exemplos e resolvem problemas de equações do primeiro grau; em que medida o aluno entende que obtém equações equivalentes no processo de sua resolução e o conhecimento dos alunos quanto às propriedades de equivalência. O teste foi aplicado a 334 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de cinco escolas particulares do agreste pernambucano. As categorias de análise foram previamente definidas a partir da literatura e dos resultados de um estudo piloto: solução por definição, solução por substituição, solução por resolução, tratamento algébrico realizado no processo de resolução, tratamento algébrico realizado independente do processo de resolução, tratamento algébrico apresentado no processo de resolução, tratamento algébrico apresentado independente do processo de resolução, reflexividade, simetria, transitividade, palavras correlatas, sinônimo de igualdade, equivalência na equação, comparação lado a lado e outros. Quatro novas categorias foram acrescentadas após a análise dos protocolos: estrutura, igualdade operacional, incógnita e fração. A análise dos dados indica que as concepções solução por resolução e solução por definição são as mais mobilizadas entre os sujeitos pesquisados. No entanto, a verificação da solução parece não ter significado para estes sujeitos. A concepção simetria é a de menor incidência entre as concepções relacionadas às propriedades de equivalência. Por fim, as concepções de equivalência entre equações são mobilizadas muitas vezes mesmo que os sujeitos não conheçam esta expressão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3818
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo50_1.pdf3,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons