Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953
Compartilhe esta página
Título: | A mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais : construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivas |
Autor(es): | SILVA, Simone Rodrigues de Melo |
Palavras-chave: | Educação – Inovações Digitais; Tecnologias Digitais – Letramento; Tecnologias Digitais – Aprendizagem; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 10-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Simone Rodrigues de Melo. A mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais: construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Diante de uma sociedade organizada em redes, e cada vez mais imersa na cultura digital, buscamos analisar a concepção de uso das Tecnologias Digitais (TD) que os professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvem durante a mediação pedagógica na produção das mensagens digitais coletivas realizadas no Projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids, embasada no processo educomunicativo. Isso a partir de uma Pesquisa qualitativa com observação participante, buscando identificar as concepções acerca do termo Letramento, os tipos de letramentos associados aos Letramentos Digitais e o Letramento Científico. Utilizamos o conceito emergente de multiletramentos, assim como níveis de letramentos distintos: funcional, crítico e retórico, para a partir disso levantarmos o posicionamento dos professores referente a sua aquisição/apropriação tecnológica voltado para o processo educomunicativo. A metodologia foi de caráter qualitativo, com o uso de entrevistas semiestruturadas e de questionários online. Fizemos registros em áudio e notas de campo com professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Olinda, Pernambuco, que participaram do projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids. Com os resultados percebemos que a criação do ecossistema comunicativo aberto digital permite a troca de experiências da cultura local alinhado ao currículo escolar. Essas experiências fortalecem o ecossistema comunicativo, porque promovem a colaboração, a criticidade de acordo com cotidiano dos estudantes, observamos também, a capacidade dos professores perceberem como os recursos digitais facilitam/dificultam a mediação pedagógica no processo educomunicativo, de modo a organizarem/construírem um ecossistema comunicativo de aprendizagem. |
Descrição: | SILVA, Simone Rodrigues de Melo, também é conhecida em citações bibliográficas por: MELO, Simone Rodrigues de |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Simone Rodrigues de Melo Silva.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons