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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.authorSILVA, Simone Rodrigues de Melo-
dc.date.accessioned2020-09-14T14:20:06Z-
dc.date.available2020-09-14T14:20:06Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Simone Rodrigues de Melo. A mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais: construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953-
dc.descriptionSILVA, Simone Rodrigues de Melo​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​MELO, Simone Rodrigues dept_BR
dc.description.abstractDiante de uma sociedade organizada em redes, e cada vez mais imersa na cultura digital, buscamos analisar a concepção de uso das Tecnologias Digitais (TD) que os professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvem durante a mediação pedagógica na produção das mensagens digitais coletivas realizadas no Projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids, embasada no processo educomunicativo. Isso a partir de uma Pesquisa qualitativa com observação participante, buscando identificar as concepções acerca do termo Letramento, os tipos de letramentos associados aos Letramentos Digitais e o Letramento Científico. Utilizamos o conceito emergente de multiletramentos, assim como níveis de letramentos distintos: funcional, crítico e retórico, para a partir disso levantarmos o posicionamento dos professores referente a sua aquisição/apropriação tecnológica voltado para o processo educomunicativo. A metodologia foi de caráter qualitativo, com o uso de entrevistas semiestruturadas e de questionários online. Fizemos registros em áudio e notas de campo com professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Olinda, Pernambuco, que participaram do projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids. Com os resultados percebemos que a criação do ecossistema comunicativo aberto digital permite a troca de experiências da cultura local alinhado ao currículo escolar. Essas experiências fortalecem o ecossistema comunicativo, porque promovem a colaboração, a criticidade de acordo com cotidiano dos estudantes, observamos também, a capacidade dos professores perceberem como os recursos digitais facilitam/dificultam a mediação pedagógica no processo educomunicativo, de modo a organizarem/construírem um ecossistema comunicativo de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Inovações Digitaispt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais – Letramentopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais – Aprendizagempt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais : construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4618177497210869pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1924207127592816pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxBefore the society organized in networks, and increasingly immersed in digital culture, we seek to analyze the concept of use of Digital Technologies (TD) that Kindergarten teachers develop until the third year of Elementary school during pedagogical mediation in the production of collective digital messages carried out in the Network of Readers Project / Ciber Letras Kids, based on the educommunicative process. This from a qualitative research with participant observation, we present concepts about the term Literacy, the types of literacies associated with Digital Literacies and Scientific Literacy. We use the emerging concept of multi-literacy, as well as different levels of literacy : functional, critical and rhetorical, so that we can raise the position of teachers in relation to acquisition/ appropriation for the educommunicative process. The methodology was qualitative, with the use of semi-structured interviews and online questionnaires. We did audio field records and notes with Kindergarten teachers until the 3rd year of elementary school in the municipal network of Olinda, Pernambuco, which participated in the Network of Readers / Ciber Letras Kids. With the results, we realized that the creation of an open communicative ecosystem allows the exchange of experiences of local culture aligned with the school curriculum. These experiences strengthen the communicative ecosystem, because they promote collaboration, criticism according to student’s daily life, also observe, the ability of teachers to understand how digital resources facilitate / hinder pedagogical mediation in the educommunicative process, in order to organize/ build a communicative learning ecosystem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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