Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953

Compartilhe esta página

Título: A mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais : construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivas
Autor(es): SILVA, Simone Rodrigues de Melo
Palavras-chave: Educação – Inovações Digitais; Tecnologias Digitais – Letramento; Tecnologias Digitais – Aprendizagem; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 10-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Simone Rodrigues de Melo. A mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais: construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Diante de uma sociedade organizada em redes, e cada vez mais imersa na cultura digital, buscamos analisar a concepção de uso das Tecnologias Digitais (TD) que os professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvem durante a mediação pedagógica na produção das mensagens digitais coletivas realizadas no Projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids, embasada no processo educomunicativo. Isso a partir de uma Pesquisa qualitativa com observação participante, buscando identificar as concepções acerca do termo Letramento, os tipos de letramentos associados aos Letramentos Digitais e o Letramento Científico. Utilizamos o conceito emergente de multiletramentos, assim como níveis de letramentos distintos: funcional, crítico e retórico, para a partir disso levantarmos o posicionamento dos professores referente a sua aquisição/apropriação tecnológica voltado para o processo educomunicativo. A metodologia foi de caráter qualitativo, com o uso de entrevistas semiestruturadas e de questionários online. Fizemos registros em áudio e notas de campo com professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Olinda, Pernambuco, que participaram do projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids. Com os resultados percebemos que a criação do ecossistema comunicativo aberto digital permite a troca de experiências da cultura local alinhado ao currículo escolar. Essas experiências fortalecem o ecossistema comunicativo, porque promovem a colaboração, a criticidade de acordo com cotidiano dos estudantes, observamos também, a capacidade dos professores perceberem como os recursos digitais facilitam/dificultam a mediação pedagógica no processo educomunicativo, de modo a organizarem/construírem um ecossistema comunicativo de aprendizagem.
Descrição: SILVA, Simone Rodrigues de Melo​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​MELO, Simone Rodrigues de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Simone Rodrigues de Melo Silva.pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons