Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909

Compartilhe esta página

Título: SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software
Autor(es): MARTINS, Sandrine Ventura
Palavras-chave: Engenharia de software; Educação
Data do documento: 26-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARTINS, Sandrine Ventura. SELF: um framework conceitual de apoio ao ensino de engenharia de software. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta pesquisa de mestrado está firmada no contexto do ensino de Engenharia de Software (ES), tendo como motivação a necessidade de desenvolver competências técnicas e não técnicas nos alunos que pretendem atuar nessa área. A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado novas abordagens e técnicas visando a melhoria na qualidade do seu processo de ensino-aprendizagem. Essa mudança reflete a necessidade de se mudar as metodologias formais usadas em sala em de aula, o foco precisa ser tanto na teoria quanto na aprendizagem experiencial. Assim, neste trabalho, é proposto um framework composto por etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act) para auxiliar o professor na construção de uma disciplina que leve em consideração o objetivo da disciplina e o aspecto prático da Engenharia de Software, utilizando as principais características do PBL (Problem Based Learning) na realização de um projeto. O framework foi aplicado em contexto real e seus resultados serão mostrados e discutidos. A avaliação foi feita através de um painel de especialistas e destaca que o framework permite que o professor conduza o processo de ensino de forma mais clara, fazendo com que o aprendizado, que ocorre no aluno, seja mais objetivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sandrine Ventura Martins.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons