Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909
Comparte esta pagina
Title: | SELF : um framework conceitual de apoio ao ensino de Engenharia de Software |
Authors: | MARTINS, Sandrine Ventura |
Keywords: | Engenharia de software; Educação |
Issue Date: | 26-Aug-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MARTINS, Sandrine Ventura. SELF: um framework conceitual de apoio ao ensino de engenharia de software. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Esta pesquisa de mestrado está firmada no contexto do ensino de Engenharia de Software (ES), tendo como motivação a necessidade de desenvolver competências técnicas e não técnicas nos alunos que pretendem atuar nessa área. A educação em Engenharia de Software, ao longo dos anos, tem incorporado novas abordagens e técnicas visando a melhoria na qualidade do seu processo de ensino-aprendizagem. Essa mudança reflete a necessidade de se mudar as metodologias formais usadas em sala em de aula, o foco precisa ser tanto na teoria quanto na aprendizagem experiencial. Assim, neste trabalho, é proposto um framework composto por etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act) para auxiliar o professor na construção de uma disciplina que leve em consideração o objetivo da disciplina e o aspecto prático da Engenharia de Software, utilizando as principais características do PBL (Problem Based Learning) na realização de um projeto. O framework foi aplicado em contexto real e seus resultados serão mostrados e discutidos. A avaliação foi feita através de um painel de especialistas e destaca que o framework permite que o professor conduza o processo de ensino de forma mais clara, fazendo com que o aprendizado, que ocorre no aluno, seja mais objetivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37909 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sandrine Ventura Martins.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License