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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorABRANCHES, Sergio Paulinopt_BR
dc.contributor.authorPAULA, Andrea de Lima Trigueiro dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:16:07Z
dc.date.available2014-06-12T17:16:07Z
dc.date.issued2011-02-23pt_BR
dc.identifier.citationde Lima Trigueiro de Paula, Andrea; Paulino Abranches, Sergio. Educação para os direitos humanos na televisão: um estudo sobre as práticas educomunicativas do programa tv solidária. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3707
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar as práticas educomunicativas de produção do programa TV Solidária, veiculado pela TV Universitária/Recife, na Educação para os Direitos Humanos na comunicação televisiva, a fim de confirmar uma experiência na qual se observa a possível existência de um novo campo de intervenção social que não mais se define como Educação nem como Comunicação, mas Educomunicação. Nesse sentido, o trabalho foi estruturado no estudo das dinâmicas de elaboração e produção do programa, considerando a concepção que os sujeitos têm sobre as temáticas relacionadas à Educação para os Direitos Humanos através do meio televisivo. Da mesma forma, foi observada a relação sobre a concepção da Educomunicação e as práticas desenvolvidas para a elaboração do programa por parte dos sujeitos envolvidos no processo de realização: produtores e parceiros. Para tanto, analisamos 28 programas exibidos em diferentes períodos durante três anos e realizamos grupos focais com os produtores e parceiros. Na investigação dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo a partir de categorias definidas a priori. Com os resultados encontrados, constatamos que embora não haja nítida compreensão sobre o significado teórico da Educomunicação na execução da produção do programa, os sujeitos desenvolveram empiricamente práticas educomunicativas em consonância com o que preconizam os pesquisadores que embasam esse novo campo de intervenção social a exemplo de Ismar de Oliveira Soares, mais recentemente na identificação do papel do educomunicador e Paulo Freire com seus estudos na área da educação dialógica. Assim, o TV Solidária, sem intenções preliminares, se constitui em uma experiência com práticas educomunicativas, pois, em sua dinâmica de realização, utiliza o diálogo como estratégia de elaboração, o erro como parte do processo de aprendizagem, a democratização da comunicação para fins educativos como essência, a valorização mais do processo do que do produto final, além de contribuir para a cidadania, a participação social e a construção de um ecossistema educativo que favoreça a sociedade de um modo geralpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação para os direitos humanos na televisão: um estudo sobre as práticas educomunicativas do programa tv solidáriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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