Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36148
Compartilhe esta página
Título: | Profissionalização e profissionalidade docente : as interdependências entre professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino da secretaria de educação de um município do agreste pernambucano. |
Autor(es): | SANTOS, Márcia Cristina Xavier dos |
Palavras-chave: | Profissões; Professores – Formação; Escolas – Organização e administração |
Data do documento: | 28-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Márcia Cristina Xavier dos. Profissionalização e profissionalidade docente: as interdependências entre professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino da secretaria de educação de um município do agreste pernambucano. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Com o objetivo de estudarmos o processo de profissionalização docente na dimensão da profissionalidade, consideramos que os movimentos entre as figurações constituídas por professores, equipe gestora da escola e equipe gestora do ensino da rede municipal de educação, são tão significativos que podem, inclusive, afetar o desenvolvimento da profissionalidade docente. Do ponto de vista teórico, adotamos o conceito de profissionalidade posto por Bourdoncle (1991), Hoyle (1980), Rodrigues (2002), Roldão (2005), Wittorski (2014): esta, é entendida aqui como um corpo de saberes e conhecimentos especializados aos quais os docentes podem recorrer para (re)pensar suas práticas. Para tratar das relações de interdependências, tomamos como principal apoio os conceitos de configurações e interdependências da sociologia processual de Norbert Elias (1994a; 1994b; 2001a; 2001b; 2001c; 2006). A produção dos dados recorreu à etnografia, principalmente no que diz respeito ao nosso movimento como pesquisador no campo. Fizemos uso de observações dos contextos escolares, entrevistas e questionários, e, para a análise e compreensão dos dados, adotamos o modelo de jogos apresentado por Elias (2008). Nossos dados apontam, entre outras coisas, que as relações de interdependências estabelecidas entre professorado, gestão da escola e gestão do ensino municipal assumem movimento configuracional em que se confirma uma importante interrelação do professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino municipal com programas e políticas educativas, sejam propostas por arranjos privados, pelo Ministério da Educação ou pelo governo estadual ou municipal. É dessa forma que o processo de profissionalização e o desenvolvimento da profissionalidade docente são afetados pelas redes de interdependências estabelecidas pelo grupo profissional. Destacamos, nesse sentido, o controle significativo desses programas sobre o trabalho pedagógico e curricular da escola e professorado afetando a autonomia docente. |
Descrição: | GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins, também é conhecida em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patrícia |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36148 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcia Cristina Xavier dos Santos.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons