Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36148

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins-
dc.contributor.authorSANTOS, Márcia Cristina Xavier dos-
dc.date.accessioned2020-01-23T15:53:55Z-
dc.date.available2020-01-23T15:53:55Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Márcia Cristina Xavier dos. Profissionalização e profissionalidade docente: as interdependências entre professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino da secretaria de educação de um município do agreste pernambucano. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36148-
dc.descriptionGUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins, também é conhecida em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patríciapt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de estudarmos o processo de profissionalização docente na dimensão da profissionalidade, consideramos que os movimentos entre as figurações constituídas por professores, equipe gestora da escola e equipe gestora do ensino da rede municipal de educação, são tão significativos que podem, inclusive, afetar o desenvolvimento da profissionalidade docente. Do ponto de vista teórico, adotamos o conceito de profissionalidade posto por Bourdoncle (1991), Hoyle (1980), Rodrigues (2002), Roldão (2005), Wittorski (2014): esta, é entendida aqui como um corpo de saberes e conhecimentos especializados aos quais os docentes podem recorrer para (re)pensar suas práticas. Para tratar das relações de interdependências, tomamos como principal apoio os conceitos de configurações e interdependências da sociologia processual de Norbert Elias (1994a; 1994b; 2001a; 2001b; 2001c; 2006). A produção dos dados recorreu à etnografia, principalmente no que diz respeito ao nosso movimento como pesquisador no campo. Fizemos uso de observações dos contextos escolares, entrevistas e questionários, e, para a análise e compreensão dos dados, adotamos o modelo de jogos apresentado por Elias (2008). Nossos dados apontam, entre outras coisas, que as relações de interdependências estabelecidas entre professorado, gestão da escola e gestão do ensino municipal assumem movimento configuracional em que se confirma uma importante interrelação do professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino municipal com programas e políticas educativas, sejam propostas por arranjos privados, pelo Ministério da Educação ou pelo governo estadual ou municipal. É dessa forma que o processo de profissionalização e o desenvolvimento da profissionalidade docente são afetados pelas redes de interdependências estabelecidas pelo grupo profissional. Destacamos, nesse sentido, o controle significativo desses programas sobre o trabalho pedagógico e curricular da escola e professorado afetando a autonomia docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfissõespt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolas – Organização e administraçãopt_BR
dc.titleProfissionalização e profissionalidade docente : as interdependências entre professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino da secretaria de educação de um município do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7795135694903006pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1756289961986779pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxIn order to study the process of teacher professionalization in the dimension of professionality, we consider that the movements between the figurations constituted by teachers, the school management team and the teaching management team of the municipal education system, are so significant that they can even affect the development of teaching professionality. From the theoretical point of view, we adopt the concept of professionality put by Bourdoncle (1991), Hoyle (1980), Rodrigues (2002), Roldão (2005), Wittorski (2014): this, is understood here as a body of specialized knowledge that teachers can use to (re)think their practices. To deal with interdependence relations, we take as main support Norbert Elias's concepts of configurations and interdependencies of process sociology (1994a; 1994b; 2001a; 2001b; 2001c; 2006). The production of data resorted to ethnography, especially with regard to our movement as a researcher in the field. We made use of observations of school contexts, interviews and questionnaires, and, for the analysis and understanding of the data, we adopted the game model presented by Elias (2008). Our data indicate, among other things, that the relationships of interdependence established between teachers, school management and municipal education management assume a configurational movement that confirms an important interrelation between teachers, school management and municipal education management team with educational programs and policies, whether proposed by private arrangements, the Ministry of Education or the state or municipal government. Thus, the process of professionalization and the development of teaching professionalism are affected by the networks of interdependencies established by the professional group. In this sense, we highlight the significant control of these programs on the pedagogical and curricular work of the school and teacher, affecting teacher autonomy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcia Cristina Xavier dos Santos.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons