Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35359

Compartilhe esta página

Título: A avaliação institucional e o diálogo com os processos de planejamento e gestão em instituições privadas de educação superior no estado de Pernambuco
Autor(es): ANDRADE, Cristiano Dornelas de
Palavras-chave: Ensino superior; Planejamento institucional; Autoavaliação; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Cristiano Dornelas de. A avaliação institucional e o diálogo com os processos de planejamento e gestão em instituições privadas de educação superior no Estado de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta dissertação discute a avaliação institucional no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tendo como propósito geral compreender de que forma o processo de avaliação interna interage com os processos de planejamento e gestão em Instituições de Educação Superior (IES). Para alcançar o objetivo geral, foram definidos dois objetivos específicos: analisar aspectos da organização e funcionamento da comissão própria de avaliação (CPA) e sua articulação com os processos de planejamento e gestão da IES; e analisar a resposta das instâncias de planejamento e gestão das IES selecionadas às demandas resultantes da avaliação interna. O campo empírico de investigação é constituído de 18 (dezoito) faculdades particulares de Pernambuco, das quais, no triênio avaliativo 2015 a 2017, 13 (treze) foram recredenciadas como faculdades e 05 (cinco) foram credenciadas como centros universitários. O marco teórico-epistemológico é a perspectiva da avaliação democrática deliberativa proposta por House e Howe, em 2011. O levantamento dos dados foi realizado por meio da análise de documentos das IES selecionadas (plano de desenvolvimento institucional, relatório de autoavaliação, relato institucional) e dos pareceres emitidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) durante o processo regulatório mencionado acima, e da realização de entrevistas com membros da CPA e dirigentes institucionais. Os achados da investigação sinalizam que há um processo de consolidação da avaliação interna nas IES pesquisadas; porém, nos documentos analisados, não fica evidenciada a evolução institucional a partir das demandas apresentadas pela avaliação interna. Considerando a perspectiva da avaliação democrática deliberativa, as práticas avaliativas descritas em tais documentos apontam fragilidades relativas à inclusão e à representação dos interesses dos grupos envolvidos na avaliação, e à qualidade da participação desses envolvidos, o que fragiliza também o processo de diálogo e deliberação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35359
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiano Dornelas de Andrade.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons