Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33714

Compartilhe esta página

Título: Análise e diagnóstico postural do novo modelo de carteiras escolares oferecido ao curso de Design da UFPE/CAA.
Autor(es): SILVA, John Lennon Gonçalves da
Palavras-chave: Ergonomia; Postura humana - Caruaru (PE); Escola - Mobiliário e equipamento; Cadeiras - Caruaru (PE); Conforto humano
Data do documento: 14-Dez-2016
Citação: SILVA, John Lennon Gonçalves da. Análise e diagnóstico postural do novo modelo de carteiras escolares oferecido ao curso de Design da UFPE/CAA. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A Universidade Federal teve sua inauguração no ano de 2006, com o intento de alcançar o interior do estado. O campus passou por várias transformações e modificações desde seu início, e recentemente passou por mais uma, onde houve a troca do mobiliário acadêmico, nessa aquisição, não consideraram a Ergonomia como critério na compra. O constante uso das carteiras escolares pelos alunos, e a insatisfação e reclamação dos estudantes referente às carteiras, foram alguns dos pontos de partida para a pesquisa, pois envolve a má postura adotada por eles ao utilizarem as carteiras, e que consequentemente podem ocasionar constrangimentos posturais graves à saúde. A vigente pesquisa buscou elucidar se a postura imposta pelo novo modelo de carteiras é danosa à saúde dos alunos, igual, ou superior ao modelo antigo disponibilizado pela Universidade Federal de Pernambuco ao curso de Design. O método empregado para desenvolvimento da pesquisa será o REBA (Rapid Entire Boby Assessment), que consiste em uma ferramenta de avaliação de posturas dinâmicas e estáticas, para identificar riscos biomecânicos, a existência de mudanças bruscas posturais ou posturas instáveis adotadas durante a atividade realizada, tendo como base a pesquisa já realizada por Barros (2015), com o mobiliário anterior disponibilizado, e foram identificados vários problemas posturais. A pesquisa se dá inicialmente tratando da importância da postura corporal, para os acadêmicos, abordando também no que diz respeito a postura sentada e sobre a postura corporal em sala de aula. A análise abordou assuntos referentes as salas de aulas atuais, sobre as carteiras escolares e como elas podem ser estruturadas e divididas e as normas que determinam sua construção. Foi possível identificar, ao término da pesquisa, problemas relacionados a adoção de posturas inadequadas assumidas pelos alunos ao utilizarem as carteiras acadêmicas. Conotando assim risco à saúde humana, sendo necessária adaptações ou até mesmo a escolha de um novo mobiliário que se adeque melhor as necessidades dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33714
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, John Lennon Gonçalves da.pdf14,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons