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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33478

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Title: Processo de transição nos hábitos de comprar roupas vivenciado por pacientes bariátricos: autoestima, autoimagem e reconhecimento corporal
Authors: SILVA, Magda Vanessa Souza da
Keywords: Autoimagem; Cirurgia bariátrica; Consumo de moda
Issue Date: 26-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O objetivo desta dissertação foi compreender o processo de transição nos hábitos de comprar roupas vivenciado por pessoas que realizaram cirurgia bariátrica. Por meio de uma pesquisa qualitativa básica, entrevistas com pessoas que fizeram cirurgia bariátrica nos últimos cinco anos foram realizadas. Os resultados demonstraram que a rápida perda de peso e as alterações no contorno corporal, refletem na autoimagem e elevam os níveis de autoestima e bem-estar, mesmo para aqueles que não tinham baixa autoestima enquanto obesos. Observou-se que, embora seja notório o empenho do varejo para ampliar a oferta no mercado plus size, ainda são perceptíveis altos índices de insatisfação, principalmente para os consumidores que têm níveis de obesidade mais elevados e requerem roupas em tamanhos acima do 54. Além disso, foram recorrentes os relatos sobre a presença de sentimentos ruins no momento da compra de roupas na condição de obeso, sendo a ocasião algo por vezes não prazeroso e doloroso. Embora o mercado tenha buscado se atualizar para melhor atender o público plus size, ainda há um vasto campo a ser trabalhado para que se alcance maiores níveis de satisfação. Para aqueles que apresentam peso mais elevado e requerem tamanhos maiores de roupas, a dificuldade para aquisição de vestuário é ainda maior. Após o emagrecimento, os respondentes passaram a consumir mais roupas, frequentar mais os ambientes sociais e praticar atividades físicas. O estudo contribuiu com a literatura ao revelar que a autoestima aumenta ao longo do processo de emagrecimento e a autoimagem, formada a partir dessa perda de peso, motiva o consumo de vestuário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33478
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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