Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33478

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Francisco Vicente Sales-
dc.contributor.authorSILVA, Magda Vanessa Souza da-
dc.date.accessioned2019-09-23T17:57:15Z-
dc.date.available2019-09-23T17:57:15Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33478-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi compreender o processo de transição nos hábitos de comprar roupas vivenciado por pessoas que realizaram cirurgia bariátrica. Por meio de uma pesquisa qualitativa básica, entrevistas com pessoas que fizeram cirurgia bariátrica nos últimos cinco anos foram realizadas. Os resultados demonstraram que a rápida perda de peso e as alterações no contorno corporal, refletem na autoimagem e elevam os níveis de autoestima e bem-estar, mesmo para aqueles que não tinham baixa autoestima enquanto obesos. Observou-se que, embora seja notório o empenho do varejo para ampliar a oferta no mercado plus size, ainda são perceptíveis altos índices de insatisfação, principalmente para os consumidores que têm níveis de obesidade mais elevados e requerem roupas em tamanhos acima do 54. Além disso, foram recorrentes os relatos sobre a presença de sentimentos ruins no momento da compra de roupas na condição de obeso, sendo a ocasião algo por vezes não prazeroso e doloroso. Embora o mercado tenha buscado se atualizar para melhor atender o público plus size, ainda há um vasto campo a ser trabalhado para que se alcance maiores níveis de satisfação. Para aqueles que apresentam peso mais elevado e requerem tamanhos maiores de roupas, a dificuldade para aquisição de vestuário é ainda maior. Após o emagrecimento, os respondentes passaram a consumir mais roupas, frequentar mais os ambientes sociais e praticar atividades físicas. O estudo contribuiu com a literatura ao revelar que a autoestima aumenta ao longo do processo de emagrecimento e a autoimagem, formada a partir dessa perda de peso, motiva o consumo de vestuário.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoimagempt_BR
dc.subjectCirurgia bariátricapt_BR
dc.subjectConsumo de modapt_BR
dc.titleProcesso de transição nos hábitos de comprar roupas vivenciado por pacientes bariátricos: autoestima, autoimagem e reconhecimento corporalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6338610268891023pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6073389370524247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this dissertation was to understand the transition process in the habits of purchase clothes experienced by people who performed bariatric surgery. Through a basic qualitative research, interviews with people who underwent bariatric surgery in the last five years were performed. The results showed that rapid weight loss and changes in body contour reflect self-image and raise self-esteem and well-being even for those who did not have low self-esteem while obese. It was observed that, although the retail effort to increase the supply in the plus size market is notable, high levels of dissatisfaction are still noticeable, especially for consumers who have higher obesity levels and require clothes in sizes above waist 54. In addition, were recurrent reports of the presence of bad feelings at the time of purchasing clothes as obese, the occasion being sometimes not pleasurable and painful. Although the market has sought to upgrade to better serve the plus size audience, there is still a vast field to be worked on to achieve higher levels of satisfaction. For those who have higher weights and require larger sizes of clothing, the difficulty in acquiring clothing is even greater. After slimming, respondents started to consume more clothes, attend social environments more and practice physical activities. The study contributed to the literature revealing that self-esteem increases throughout the process of weight loss and self-image, formed from this weight loss, motivates the consumption of clothing.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Magda Vanessa Souza da Silva.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons