Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32680

Compartilhe esta página

Título: Robótica educacional como recurso pedagógico fomentador do letramento científico de alunos da rede pública de ensino na cidade do Recife
Autor(es): SILVA, Heitor Felipe da
Palavras-chave: Tecnologia educacional; Robótica; Letramento digital; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 22-Mar-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A inserção das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem proporcionou mudanças na mediação realizada pelo professor nas formas de abordagem de conteúdos curriculares. Para investigar a inserção das tecnologias na realidade escolar, optou-se pelo trabalho realizado com a Robótica Pedagógica como recurso fomentador de Ciência e Tecnologia para o Letramento Científico de alunos do Ensino Médio de uma Escola de Referência localizada na cidade do Recife. Para tanto, buscou-se verificar como a robótica foi inserida na realidade escolar desses alunos e quais ações eram realizadas com o objetivo de trabalhar a educação científica e alcançar um bom Letramento Científico desses estudantes. Sendo assim, buscou-se categorizar o Letramento Científico do grupo de alunos que participou da pesquisa, de acordo com a categorização do Letramento Científico definida por Ogunkola (2013). A pesquisa proposta apresenta uma abordagem qualitativa e se insere no campo da pesquisa exploratória. Acerca dos procedimentos adotados na sua execução, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de observação participante. Pode-se observar, nesta investigação, que a Robótica Pedagógica atende aos vários elementos que compõe os objetivos propostos para a educação científica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e influenciam de forma direta o Letramento Científico dos alunos e alunas envolvidos nas atividades realizadas com a robótica. Entretanto, algumas limitações são impostas quando o trabalho é planejado de forma não orientada à interdisciplinaridade e compromete a abordagem de elementos da cultura científica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32680
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Heitor Felipe da Silva.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons