Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32680

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.authorSILVA, Heitor Felipe da-
dc.date.accessioned2019-09-12T18:30:30Z-
dc.date.available2019-09-12T18:30:30Z-
dc.date.issued2018-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32680-
dc.description.abstractA inserção das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem proporcionou mudanças na mediação realizada pelo professor nas formas de abordagem de conteúdos curriculares. Para investigar a inserção das tecnologias na realidade escolar, optou-se pelo trabalho realizado com a Robótica Pedagógica como recurso fomentador de Ciência e Tecnologia para o Letramento Científico de alunos do Ensino Médio de uma Escola de Referência localizada na cidade do Recife. Para tanto, buscou-se verificar como a robótica foi inserida na realidade escolar desses alunos e quais ações eram realizadas com o objetivo de trabalhar a educação científica e alcançar um bom Letramento Científico desses estudantes. Sendo assim, buscou-se categorizar o Letramento Científico do grupo de alunos que participou da pesquisa, de acordo com a categorização do Letramento Científico definida por Ogunkola (2013). A pesquisa proposta apresenta uma abordagem qualitativa e se insere no campo da pesquisa exploratória. Acerca dos procedimentos adotados na sua execução, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de observação participante. Pode-se observar, nesta investigação, que a Robótica Pedagógica atende aos vários elementos que compõe os objetivos propostos para a educação científica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e influenciam de forma direta o Letramento Científico dos alunos e alunas envolvidos nas atividades realizadas com a robótica. Entretanto, algumas limitações são impostas quando o trabalho é planejado de forma não orientada à interdisciplinaridade e compromete a abordagem de elementos da cultura científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleRobótica educacional como recurso pedagógico fomentador do letramento científico de alunos da rede pública de ensino na cidade do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5980625833964644pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe insertion of information and communication technologies in the teaching and learning processes provided changes in teacher mediation in curriculum content approaches. When investigating the insertion of educational technologies into the school reality, this research was chosen to investigate the work carried out with Pedagogical Robotics as an educational tool wich promotes Science and Technology for the Scientific Literacy of High School students of a Reference School located in the city of Recife. In order to do so, we sought to verify how robotics was inserted in the school reality of these students and which actions were taken in order to work on scientific education and attain a good Scientific Literacy of these students. Thus, we sought to categorize the Scientific Literacy of the group of students who participated in the research, according to the categorization of Scientific Literacy defined by Ogunkola (2013). The proposed research presents a qualitative approach and is inserted in the field of exploratory research. Regarding the procedures adopted in its execution, this work is characterized as a participant observation research. It can be observed in this investigation that Pedagogical Robotics addresses the various elements that make up the objectives proposed for scientific education, according to the National Curricular Parameters, and directly influence the Scientific Literacy of the students involved in the activities carried out with robotics. However, some limitations are imposed when the work is planned in a way not oriented to interdisciplinarity and compromises the approach of elements of scientific culture.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Heitor Felipe da Silva.pdf1,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons