Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31963

Comparte esta pagina

Título : Argumentação na educação profissional: interação-dialógica entre alunos e professores no Ensino Técnico Agropecuário
Autor : SILVA, Shirley Cristiane Monteiro da
Palabras clave : Ensino profissional; Análise de interação em educação; Discussões e debates; Ensino agrícola; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 28-feb-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O objetivo deste trabalho é investigar a existência (ou não) de um espaço em sala de aula favorável à prática da argumentação, em situações específicas de conflito na interação professor-aluno. Sendo a interação mediada pela linguagem, interessa investigar como os sentidos constituídos por meio da linguagem influenciam os sujeitos envolvidos, colaborando ou não para suas ações em direção à prática do discurso argumentativo. O método de investigação consiste de observações de aulas ministradas nas séries finais (2º e 3º ano) do Ensino Técnico Agrícola numa Escola Agrotécnica Federal, situada no Município de São Lourenço da Mata, o CODAI – Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas. As análises são fundamentadas nas contribuições da Análise da Conversação, da Teoria da Argumentação e da Análise do Discurso. Os resultados mostram que o espaço em sala de aula que privilegie a argumentação não chega a ser efetivo. Há um caminho a ser percorrido no que diz respeito à compreensão dos seguintes aspectos: as concepções de linguagem; o processo interacional; o discurso, seu contexto mais amplo de produção e os efeitos possíveis de serem constituídos; o conflito; e a arte de argumentar em situações específicas de conflito, de maneira que tal compreensão se reverta em ações cujos efeitos possam transformar a realidade enfrentada na interação professor-aluno.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31963
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Shirley Cristiane Monteiro da Silva.pdf2,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons