Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31963

Compartilhe esta página

Título: Argumentação na educação profissional: interação-dialógica entre alunos e professores no Ensino Técnico Agropecuário
Autor(es): SILVA, Shirley Cristiane Monteiro da
Palavras-chave: Ensino profissional; Análise de interação em educação; Discussões e debates; Ensino agrícola; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 28-Fev-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O objetivo deste trabalho é investigar a existência (ou não) de um espaço em sala de aula favorável à prática da argumentação, em situações específicas de conflito na interação professor-aluno. Sendo a interação mediada pela linguagem, interessa investigar como os sentidos constituídos por meio da linguagem influenciam os sujeitos envolvidos, colaborando ou não para suas ações em direção à prática do discurso argumentativo. O método de investigação consiste de observações de aulas ministradas nas séries finais (2º e 3º ano) do Ensino Técnico Agrícola numa Escola Agrotécnica Federal, situada no Município de São Lourenço da Mata, o CODAI – Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas. As análises são fundamentadas nas contribuições da Análise da Conversação, da Teoria da Argumentação e da Análise do Discurso. Os resultados mostram que o espaço em sala de aula que privilegie a argumentação não chega a ser efetivo. Há um caminho a ser percorrido no que diz respeito à compreensão dos seguintes aspectos: as concepções de linguagem; o processo interacional; o discurso, seu contexto mais amplo de produção e os efeitos possíveis de serem constituídos; o conflito; e a arte de argumentar em situações específicas de conflito, de maneira que tal compreensão se reverta em ações cujos efeitos possam transformar a realidade enfrentada na interação professor-aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31963
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Shirley Cristiane Monteiro da Silva.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons