Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30728

Share on

Title: A construção do universo lúdico através das atividades marcárias da Enjoy no Facebook
Authors: MORAIS, Hannah Miranda
Keywords: Consumo (Economia) (Brasil); Marca de produtos (Brasil); Ciberespaço (Brasil)
Issue Date: 10-Mar-2013
Citation: MORAIS, Hannah Miranda. A construção do universo lúdico através das atividades marcárias da Enjoy no Facebook. Caruaru: O Autor, 2013.
Abstract: O consumo invade a trama da vida cotidiana e as marcas passam a significar estilo de vida e identidade. As marcas se posicionam como agentes que constroem histórias com seus consumidores. A contemporaneidade permite uma expressão da subjetividade do sujeito inédita, a consequência é um regente individualismo enquanto novo laço social. No âmbito do pós-moderno as motivações que marcam o consumo são impulsionadas pelo hedonismo e o lúdico. Diante desses vetores as tecnologias digitais de comunicação alteram a forma dos movimentos associativos e promovem um espaço de convivência no ciberespaço. Logo entender como as marcas e o sujeito se comporta diante do ciberespaço na construção do universo lúdico orienta a área do design na compreensão desse novo consumidor. A presente pesquisa foi desenvolvida através do conceito de atividades marcária de Leão e Mello (2010) na perspectiva da abordagem netnográfica de Leão e Fritas (2012). Através do estudo de caso de acordo com Stake (1994) da marca de moda Enjoy no ciberespaço, em sua página marcária na rede social Facebook. Considerações teóricas são tecidas ao final da pesquisa indicando os vetores que motivam e constroem o consumo lúdico na comunidade virtual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30728
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MORAIS, Hannah Miranda.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons