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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25322

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Title: Construção e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagem
Authors: MUNIZ, Ricardo Alexandre Amaral
Keywords: Tecnologia Educacional; Educação em saúde; Webcasts
Issue Date: 20-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O uso da tecnologia através da web se apresenta como uma ferramenta de fácil utilização e de baixo custo onde qualquer pessoa poderá criar, publicar e partilhar conteúdos próprios de forma participativa e interativa. Este estudo possibilitou descrever a construção e validação de um podcast como uma tecnologia educacional no qual acadêmicos de enfermagem contribuíram para desenvolver conteúdos educacionais na sua área de atuação. Para fundamentar este estudo foi elaborado um artigo de revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre o uso de podcast como ferramenta educacional em saúde. A amostra foi constituída por sete estudos internacionais, em dez bases de dados (MEDLINE, SCOPUS, CINAHL, Web of Science, ADOLEC, CIDSAUDE, CUIDEN, LILACS, IBECS e BDEnf) que versavam sobre a utilização do podcast como tecnologia educacional fortalecendo o ensino-aprendizagem com acadêmicos de enfermagem de graduação e pós-graduação ou ainda como ferramenta de educação e promoção à saúde para prevenção de morbidades. O ambiente acadêmico apresenta-se como espaço social favorável para se exercitar e implementar novas práticas educacionais que alavanquem construções participativas e inclusivas. Nesta perspectiva, no artigo original, realizou-se um estudo metodológico. Para a primeira etapa foi construído um podcast com conteúdo educacional em saúde no qual os acadêmicos de enfermagem se apresentaram como sujeitos ativos em sua produção. Utilizou-se gênero peça radiofônica para aproximar a informação a ser transmitida e a visão cultural e cientifica dos participantes. Esses elementos favoreceram a criatividade dos discentes para a construção da tecnologia educacional voltada para o cuidado relacionado à hanseníase desde sua pré-produção até a pós-produção do podcast. Para a segunda etapa, foi realizada a validação de conteúdo com 22 juízes especialistas multidisciplinares das áreas de saúde, comunicação, educação e tecnologia educacional. Posteriormente, os dados foram analisados no software SPSS® Statistics, versão 20.0. Realizou-se o cálculo do I-IVC Índice de Validade de Conteúdo. Após análise as mudanças sugeridas foram implementadas. A concordância foi satisfatória na maioria dos itens. Quanto à relevância 25 de 30 itens tiveram I-IVC acima de 0,80 entre os juízes. Os cinco itens abaixo de 0,80 foram alterados. Portanto, a validação do podcast a partir das contribuições dos juízes especialistas multidisciplinares, considerou-o como adequado para utilização em ações de educação em saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25322
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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