Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25322

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorMUNIZ, Ricardo Alexandre Amaral-
dc.date.accessioned2018-08-01T22:00:56Z-
dc.date.available2018-08-01T22:00:56Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25322-
dc.description.abstractO uso da tecnologia através da web se apresenta como uma ferramenta de fácil utilização e de baixo custo onde qualquer pessoa poderá criar, publicar e partilhar conteúdos próprios de forma participativa e interativa. Este estudo possibilitou descrever a construção e validação de um podcast como uma tecnologia educacional no qual acadêmicos de enfermagem contribuíram para desenvolver conteúdos educacionais na sua área de atuação. Para fundamentar este estudo foi elaborado um artigo de revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre o uso de podcast como ferramenta educacional em saúde. A amostra foi constituída por sete estudos internacionais, em dez bases de dados (MEDLINE, SCOPUS, CINAHL, Web of Science, ADOLEC, CIDSAUDE, CUIDEN, LILACS, IBECS e BDEnf) que versavam sobre a utilização do podcast como tecnologia educacional fortalecendo o ensino-aprendizagem com acadêmicos de enfermagem de graduação e pós-graduação ou ainda como ferramenta de educação e promoção à saúde para prevenção de morbidades. O ambiente acadêmico apresenta-se como espaço social favorável para se exercitar e implementar novas práticas educacionais que alavanquem construções participativas e inclusivas. Nesta perspectiva, no artigo original, realizou-se um estudo metodológico. Para a primeira etapa foi construído um podcast com conteúdo educacional em saúde no qual os acadêmicos de enfermagem se apresentaram como sujeitos ativos em sua produção. Utilizou-se gênero peça radiofônica para aproximar a informação a ser transmitida e a visão cultural e cientifica dos participantes. Esses elementos favoreceram a criatividade dos discentes para a construção da tecnologia educacional voltada para o cuidado relacionado à hanseníase desde sua pré-produção até a pós-produção do podcast. Para a segunda etapa, foi realizada a validação de conteúdo com 22 juízes especialistas multidisciplinares das áreas de saúde, comunicação, educação e tecnologia educacional. Posteriormente, os dados foram analisados no software SPSS® Statistics, versão 20.0. Realizou-se o cálculo do I-IVC Índice de Validade de Conteúdo. Após análise as mudanças sugeridas foram implementadas. A concordância foi satisfatória na maioria dos itens. Quanto à relevância 25 de 30 itens tiveram I-IVC acima de 0,80 entre os juízes. Os cinco itens abaixo de 0,80 foram alterados. Portanto, a validação do podcast a partir das contribuições dos juízes especialistas multidisciplinares, considerou-o como adequado para utilização em ações de educação em saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectWebcastspt_BR
dc.titleConstrução e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0979024305254099pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe use of technology through the web presents itself as an easy-to-use and low-cost tool where anyone can create, publish and share their own content in a participatory and interactive way. This study made it possible to describe the construction and validation of a podcast as an educational technology in which nursing students contributed to the development of educational contents in their area of activity. In order to support this study, an integrative review article was elaborated that aimed to analyze the scientific production on the use of podcast as an educational tool in health. The sample consisted of seven international studies, in ten databases (MEDLINE, SCOPUS, CINAHL, Web of Science, ADOLEC, CIDSAUDE, CUIDEN, LILACS, IBECS and BDEnf) that dealt with the use of podcast as an educational technology, learning with nursing undergraduate and postgraduate nursing students or as a health education and promotion tool for morbidity prevention. The academic environment presents itself as a favorable social space for exercising and implementing new educational practices that leverage participatory and inclusive constructions. In this perspective, in the original article, a methodological study was carried out. For the first stage, a podcast was created with educational content in health in which the nursing students presented themselves as active subjects in their production. A radiophonic dramaturgy was used to approximate the information to be transmitted and the cultural and scientific vision of the participants. These elements favored the creativity of the students for the construction of educational technology focused on leprosy related care from their pre-production to podcast post-production. For the second stage, content validation was carried out with 22 multidisciplinary specialist judges from the areas of health, communication, education and educational technology. Subsequently, the data were analyzed in the software SPSS® Statistics, version 20.0. The calculation of the I-IVC Content Validity Index was performed. After analysis the suggested changes were implemented. Agreement was satisfactory on most items. Regarding the relevance 25 of 30 items had I-IVC above 0.80 among the judges. The five items below 0.80 were changed. Therefore, the validation of the podcast from the contributions of the multidisciplinary expert judges, considered it as suitable for use in health education actions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ricardo Alexandre Amaral Muniz.pdf5,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons