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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23731

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Title: A materialização da política de leitura literária na rede municipal de ensino de Caruaru/PE: resistências e tensões
Authors: NASCIMENTO, Cícera Maria do
Keywords: Políticas públicas; Leitura; Biblioteca escolar; Prática de ensino; Livros e leitura
Issue Date: 14-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação trata da materialização das ações para formação de leitoras(es) de literatura, em contexto escolar, na Rede Municipal de Ensino de Caruaru/PE. Considera-se os eixos sobre o acesso e fomento à leitura e a formação de mediadoras(es) de leitura literária, apresentados no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e a implementação do Projeto Escola Leitora no município, por esse enfatizar a importância da Biblioteca Escolar para a garantia do direito à leitura literária. Na fundamentação teórica discute-se as contradições para a materialização da política pública de leitura vislumbrada no PNLL, mediante a ênfase nos índices de desempenho que marca a política educacional brasileira na atualidade. O corpus para análise é formado por planos e leis que buscam institucionalizar uma política pública de leitura no Brasil e pelos discursos de professoras(es) de bibliotecas e supervisoras(es) escolares. Emprega-se, a análise de discurso na perspectiva do discurso enquanto prática social, conforme suporte teórico de FAIRCLOUGH (2001) e ORLANDI (2013), para responder o objetivo geral da pesquisa que é compreender como, à luz do Plano Nacional do Livro e Leitura, têm sido materializadas ações para a formação de leitoras(es) de literatura, em contexto escolar, na Rede Municipal de Ensino de Caruaru/PE, a partir do Projeto Escola Leitora. O campo de pesquisa é constituído por três escolas com condições para desenvolver ações de leitura literária com todas as turmas, a partir da Biblioteca Escolar, conforme os critérios estabelecidos na metodologia. Constata-se, como resultado da pesquisa, que a materialização de ações para a formação de leitoras(es) de literatura, em contexto escolar, acontece mediante resistências e tensões presentes nas práticas de clientelismo e no isolamento das vivências das ações de leitura. Compreende-se também que as formas de resistências estão presentes na concretização de ações que fortalecem a política de leitura, sendo essas formas de resistências provocadoras do debate sobre a precarização e a intensificação do trabalho docente no contexto das políticas econômicas de cunho neoliberal, situações essas que trazem, como consequência, o adoecimento e a readaptação de função de professoras(es).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23731
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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