Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23731

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Cícera Maria do-
dc.date.accessioned2018-02-19T16:57:05Z-
dc.date.available2018-02-19T16:57:05Z-
dc.date.issued2016-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23731-
dc.description.abstractEsta dissertação trata da materialização das ações para formação de leitoras(es) de literatura, em contexto escolar, na Rede Municipal de Ensino de Caruaru/PE. Considera-se os eixos sobre o acesso e fomento à leitura e a formação de mediadoras(es) de leitura literária, apresentados no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e a implementação do Projeto Escola Leitora no município, por esse enfatizar a importância da Biblioteca Escolar para a garantia do direito à leitura literária. Na fundamentação teórica discute-se as contradições para a materialização da política pública de leitura vislumbrada no PNLL, mediante a ênfase nos índices de desempenho que marca a política educacional brasileira na atualidade. O corpus para análise é formado por planos e leis que buscam institucionalizar uma política pública de leitura no Brasil e pelos discursos de professoras(es) de bibliotecas e supervisoras(es) escolares. Emprega-se, a análise de discurso na perspectiva do discurso enquanto prática social, conforme suporte teórico de FAIRCLOUGH (2001) e ORLANDI (2013), para responder o objetivo geral da pesquisa que é compreender como, à luz do Plano Nacional do Livro e Leitura, têm sido materializadas ações para a formação de leitoras(es) de literatura, em contexto escolar, na Rede Municipal de Ensino de Caruaru/PE, a partir do Projeto Escola Leitora. O campo de pesquisa é constituído por três escolas com condições para desenvolver ações de leitura literária com todas as turmas, a partir da Biblioteca Escolar, conforme os critérios estabelecidos na metodologia. Constata-se, como resultado da pesquisa, que a materialização de ações para a formação de leitoras(es) de literatura, em contexto escolar, acontece mediante resistências e tensões presentes nas práticas de clientelismo e no isolamento das vivências das ações de leitura. Compreende-se também que as formas de resistências estão presentes na concretização de ações que fortalecem a política de leitura, sendo essas formas de resistências provocadoras do debate sobre a precarização e a intensificação do trabalho docente no contexto das políticas econômicas de cunho neoliberal, situações essas que trazem, como consequência, o adoecimento e a readaptação de função de professoras(es).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.titleA materialização da política de leitura literária na rede municipal de ensino de Caruaru/PE: resistências e tensõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9374565323641156pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis essay deals with the materialization of the actions for literature readers’ formation in school setting at Municipal Education System of Caruaru-PE(Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE.) It takes into account the axis over the access and encouragement to reading and the formation of literary reading mediators, presented at the National BookandReading Plan (PNLL) and the implementation of Reader School project in the municipality, once it emphasizes the importance of the School Library in order to guarantee the right to literary reading. In the theoretical substantiation, we discuss the contradictions for the materialization of public policy for reading envisioned in the PNLL, by way of emphasis in the indexes of development that marks Brazilian educational policy nowadays. The corpus to nalysis comprises plans and laws that aim to institutionalize a public policy of reading in Brazil and by speech of teacherswho work at libraries and school supervisors. We employ the speechanalysis from the perspective of discourse as a social practice, as theoretical support Fairclough (2001) and ORLANDI (2013), perspective to answer to the general objective of the research, which is to understand how, in light of National Bookand ReadingPlan,we have materialized actions focused on the formation of literature readers in school context in Municipal Education Systemof Caruaru-PE. The fieldof research constitutes of three schools,which are able to develop reading literature actions in all classes from the School Library according to the criteria stablished in the methodology. We acknowledge as a research result that the materialization of actions to the formation of literature readers in scholar context happens by way of resistance and tensions, present in clientelist practices and the isolation of the experience of reading actions, but also present in the implementation of actions that strengthen the read policy. And Beingthe forms of resistances debate provokers over the instability and intensification of teaching work, in the context of economic policies of neoliberal stamp, taking as consequence the sickness and rehabilitation of teachers’ role.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO - CÍCERA MARIA DO NASCIMENTO.pdf2,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons