Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533

Share on

Title: O uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: inovando pedagogicamente na sala de aula
Authors: MELO, FABÍOLA SILVA DE
Keywords: Tecnologia educacional.; Prática de ensino.; Professores- Formação.
Issue Date: 14-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: É notória, nos últimos anos, através de discussões e reflexões, a constatação da importância de ações urgentes e necessárias que enfatizem como elemento essencial a formação e atuação do professor. Com o crescente avanço tecnológico, não é negado o fato de um despreparo mais abrangente do docente quando se retratam as novas possibilidades agregadas às práticas pedagógicas com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. O presente estudo propõe refletir acerca do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores, tendo como foco de análise as inovações pedagógicas construídas ao longo de sua prática na sala de aula. A pesquisa considerou 34 professores da Rede Pública Municipal de Olinda, das diversas áreas do Ensino Fundamental. No que se refere à metodologia, destacamos que se trata de uma investigação de viés qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on line do formulário Google, estruturado com itens fechados e abertos, que buscou identificar o perfil dos professores e sua apropriação tecnológica, verificar o uso das TD na prática pedagógica do professor em sala de aula e conhecer as atividades desenvolvidas pelos mesmos. Sob estes dados, lançamos um olhar analítico fundamentado nas reflexões das questões referentes às teorias e fundamentos da inovação pedagógica e da prática pedagógica crítica reflexiva, utilizando para tanto a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Isabel Cunha (2001, 2008), Zanchet (2009), Behrens (2009), Borges (2009) e Kenski (2007, 2009). Os resultados indicaram que os professores consideram a necessidade de cursos de formação que possibilitem ao docente vivenciar experiências que desenvolvam simultaneamente as capacidades técnicas, e, principalmente, as pedagógicas. Compete aos professores o domínio do conteúdo curricular e com isso uma apropriação crítica das TD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com as tecnologias, estimulando a criatividade, a autonomia e a reflexão do aluno diante da dinâmica da aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FABÍOLA MELO. Final2017.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons