Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes de-
dc.contributor.authorMELO, FABÍOLA SILVA DE-
dc.date.accessioned2017-12-12T18:53:11Z-
dc.date.available2017-12-12T18:53:11Z-
dc.date.issued2015-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22533-
dc.description.abstractÉ notória, nos últimos anos, através de discussões e reflexões, a constatação da importância de ações urgentes e necessárias que enfatizem como elemento essencial a formação e atuação do professor. Com o crescente avanço tecnológico, não é negado o fato de um despreparo mais abrangente do docente quando se retratam as novas possibilidades agregadas às práticas pedagógicas com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. O presente estudo propõe refletir acerca do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores, tendo como foco de análise as inovações pedagógicas construídas ao longo de sua prática na sala de aula. A pesquisa considerou 34 professores da Rede Pública Municipal de Olinda, das diversas áreas do Ensino Fundamental. No que se refere à metodologia, destacamos que se trata de uma investigação de viés qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on line do formulário Google, estruturado com itens fechados e abertos, que buscou identificar o perfil dos professores e sua apropriação tecnológica, verificar o uso das TD na prática pedagógica do professor em sala de aula e conhecer as atividades desenvolvidas pelos mesmos. Sob estes dados, lançamos um olhar analítico fundamentado nas reflexões das questões referentes às teorias e fundamentos da inovação pedagógica e da prática pedagógica crítica reflexiva, utilizando para tanto a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Isabel Cunha (2001, 2008), Zanchet (2009), Behrens (2009), Borges (2009) e Kenski (2007, 2009). Os resultados indicaram que os professores consideram a necessidade de cursos de formação que possibilitem ao docente vivenciar experiências que desenvolvam simultaneamente as capacidades técnicas, e, principalmente, as pedagógicas. Compete aos professores o domínio do conteúdo curricular e com isso uma apropriação crítica das TD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com as tecnologias, estimulando a criatividade, a autonomia e a reflexão do aluno diante da dinâmica da aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia educacional.pt_BR
dc.subjectPrática de ensino.pt_BR
dc.subjectProfessores- Formação.pt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: inovando pedagogicamente na sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4195639365550865pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxIt is notorious, in the last years, by means of discussions and considerations , the verification of the importance of urgent and necessary actions which may emphasize as an essential element the formation and performance of the teacher. With the growing technological advancement , it is not denied the fact of a more comprehensive unpreparedness of the instructor when it is portrayed the new possibilities associated with the insertion of the Technology of Information and Communication in the education . This study intends to consider the use of the digital technology (DT) in the teachers' pedagogical practice having as focus of analysis the pedagogical innovations built throughout their practice in the classroom. The research considered 34 teachers of the Municipal Network of Olinda from the several areas of the Elementary Education. As for the methodology, we stress that it is a qualitativedescriptive investigation, having as instrument of data collection the on line questionnaire of the Google form , structured with closed and open items, which attempted to identify the teachers' profile and their technological appropriation , verify the use of the DTs in the teacher's pedagogical practice in the classroom and know the activities developed by them. Under those data , we cast an analytical look based on the considerations of the issues referring to the theories and grounds of the pedagogical innovation and of the critical reflexive pedagogical practice , using for that the Content Analysis (MORAES , 1999 ). The theoretical bases that allow the interlocution emerge, among others, from Isabel Cunha ( 2001, 2008), Zanchet (2009), Behrens (2009) , Borges (2009) and Kenski (2007, 2009) The results indicated that the teachers consider the need of formation courses that make it possible for the teacher to live experiences that develop simultaneously the technical abilities and, mainly , the pedagogical ones. It is due to the teachers the mastership of the curriculum content and with that a critical appropriation of the TDs , in order to establish the qualitative differences in their pedagogical practices. That way, it is possible the integration of the pedagogical activities with the technologies, stimulating the student's creativity, autonomy and reflexion before the learning dynamics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FABÍOLA MELO. Final2017.pdf1,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons