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Título : Modelagem hidro-mecânica do faturamento Hidráulico de rochas via elementos finitos Com elementos especiais de interface
Autor : SEIXAS, Marcela Seixas
Palabras clave : Fraturamento Hidráulico; Simulação Numérica; Elementos Finitos com Elevada Razão de Aspecto; Hydraulic Fracturing; Numerical Simulation; Fragmentation Technique; High Aspect Ratio Elements
Fecha de publicación : 31-ago-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O interesse em estudos relacionados ao processo de fraturamento hidráulico vem aumentando, principalmente devido à exploração de reservatórios não convencionais, que se torna cada vez mais importante para a demanda de energia atual, com estimativas de grandes reservas distribuídas por vários países. A modelagem numérica de tal processo é um desafio, devido à complexidade da física envolvida. A interação entre propriedades mecânicas da rocha, tensões in situ, e heterogeneidades como fraturas naturais e planos de fraqueza é determinante na geometria da fratura induzida. Para resolver este tipo de problema acoplado, o método dos elementos finitos é amplamente utilizado e um dos mais versáteis. O presente estudo propõe uma técnica numérica denominada Fragmentação de Malha, que usa elementos finitos com elevada razão de aspecto (ou elementos especiais de interface), combinados com um modelo constitutivo baseado na mecânica do dano para reproduzir os efeitos do processo de formação de fraturas. Esta metodologia, com base na Aproximação Contínua de Descontinuidades Fortes, consiste em introduzir estes elementos de interface entre elementos regulares de uma malha de elementos finitos. Dentre as vantagens dessa técnica estão a sua facilidade de adaptação a programas convencionais de elementos finitos e o fato de não ser necessário o uso de algoritmos de construção de trajetória da descontinuidade. As aplicações apresentados neste trabalho mostram a capacidade da técnica proposta na modelagem do fraturamento hidráulico em reservatórios não convencionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18304
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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