Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18073
Compartilhe esta página
Título: | As mídias sociais estão na moda? : efemeridade e apropriação das mídias sociais como recursos pedagógicos |
Autor(es): | SANTOS, Kleber Emmanuel Oliveira |
Palavras-chave: | Mídias Sociais; Efemeridade; Recursos Pedagógicos; Social Media; Ephemerality; Pedagogical Resources |
Data do documento: | 25-Fev-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho analisa as possibilidades de apropriação de Mídias Sociais como recursos pedagógicos frente à efemeridade tecnológica, sendo esta última uma das características do campo da Moda. Como aporte teórico, apresentamos discussões sobre a Cultura Digital, e como ela tem sido um fator de manifestação e criação de novos hábitos, como o letramento digital e a apropriação tecnológica, permitindo assim a emergência das TDIC e a inserção destas nos mais diversos contextos educacionais, baseados em Souza (2011), Pretto e Assis (2008) e Buzato (2007, 2010). Discutimos também sobre as Mídias Sociais, visualizando-as como ferramentas propiciadas pelas TDIC, Primo (2011, 2012) e Recuero (2009, 2013), e de como elas podem se configurar como recursos capazes de contribuir efetivamente nas relações de ensino e aprendizagem estabelecidas, sobre o olhar de Valente (2010), Leite (2011) e Bravim (2007). Também discutimos as definições acerca da efemeridade tecnológica, apresentando caracterizações que nos permitem visualizá-la como um dos reflexos da presença do Sistema de Moda na apropriação de Mídias Sociais, baseados em Lipovestsky (1989), e Barnard (2003). A pesquisa foi realizada tomando como instrumentos para coleta de informações a realização de entrevistas semiestruturadas e a realização de observação física e online. Os métodos de análise consistiram na análise do discurso de linha francesa, assim como análise qualitativa comparativa dos dados. Os resultados apontam que a efemeridade tem situado alunos e professores em níveis diferentes de letramento digital e apropriação tecnológica, fazendo com que exista uma grande dificuldade na apropriação de Mídias Sociais enquanto recursos pedagógicos que contribuam efetivamente nas relações de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18073 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kleber_Oliveira_Dissertação.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons