Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18073
Title: As mídias sociais estão na moda? Efemeridade e apropriação das mídias sociais como recursos pedagógicos
Authors: SANTOS, Kleber Emmanuel Oliveira
Keywords: Mídias Sociais; Efemeridade; Recursos Pedagógicos; Social Media; Ephemerality; Pedagogical Resources
Issue Date: 15-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho analisa as possibilidades de apropriação de Mídias Sociais como recursos pedagógicos frente à efemeridade tecnológica, sendo esta última uma das características do campo da Moda. Como aporte teórico, apresentamos discussões sobre a Cultura Digital, e como ela tem sido um fator de manifestação e criação de novos hábitos, como o letramento digital e a apropriação tecnológica, permitindo assim a emergência das TDIC e a inserção destas nos mais diversos contextos educacionais, baseados em Souza (2011), Pretto e Assis (2008) e Buzato (2007, 2010). Discutimos também sobre as Mídias Sociais, visualizando-as como ferramentas propiciadas pelas TDIC, Primo (2011, 2012) e Recuero (2009, 2013), e de como elas podem se configurar como recursos capazes de contribuir efetivamente nas relações de ensino e aprendizagem estabelecidas, sobre o olhar de Valente (2010), Leite (2011) e Bravim (2007). Também discutimos as definições acerca da efemeridade tecnológica, apresentando caracterizações que nos permitem visualizá-la como um dos reflexos da presença do Sistema de Moda na apropriação de Mídias Sociais, baseados em Lipovestsky (1989), e Barnard (2003). A pesquisa foi realizada tomando como instrumentos para coleta de informações a realização de entrevistas semiestruturadas e a realização de observação física e online. Os métodos de análise consistiram na análise do discurso de linha francesa, assim como análise qualitativa comparativa dos dados. Os resultados apontam que a efemeridade tem situado alunos e professores em níveis diferentes de letramento digital e apropriação tecnológica, fazendo com que exista uma grande dificuldade na apropriação de Mídias Sociais enquanto recursos pedagógicos que contribuam efetivamente nas relações de ensino e aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18073
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kleber_Oliveira_Dissertação.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons