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Título : Ideação suicida e empatia: um estudo correlacional em estudantes de medicina de uma universidade pública
Autor : DANTAS, Nathália Della Santa Melo
Palabras clave : ideação suicida; Empatia; Estudantes de medicina
Fecha de publicación : 27-feb-2015
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Resumen : As taxas de suicídio na população médica e de estudantes de medicina se apresentam maiores do que as da população geral e de outros grupos acadêmicos. As principais causas apontadas nos estudos bibliográficos foram a maior incidência de transtornos psiquiátricos, como depressão e abuso de substâncias, e o sofrimento psíquico relacionado a vivências específicas da profissão, como a grande carga de trabalho, privação do sono, dificuldade com pacientes, ambientes insalubres, preocupações financeiras e sobrecarga de informações. Todos esses fatores podem influenciar negativamente a saúde mental do educando e não colaboram com a construção e manutenção de boas relações sociais e afetivas. Frente a este cenário, a pesquisa teve como objetivo analisar a correlação entre a ideação suicida e a empatia em estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa de campo aconteceu com a amostra de 197 estudantes do curso de medicina de diversos períodos da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta de dados foi feita ao longo de dois semestres. Foram aplicados três questionários autoaplicáveis: sociobiodemográfico, a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis (EMRI) e a Escala de Ideação Suicida de Beck (BSI). Tratou-se de um estudo correlacional, inferencial e transversal. Os resultados indicaram que 9% da amostra apresentaram ideação suicida. Foi identificada correlação negativa entre a empatia e a ideação suicida, ou seja, quanto maior a empatia, menor a presença de ideação suicida. Esses resultados foram encontrados tanto na escala total de empatia, quanto nas esferas cognitivas e afetivas da empatia. Verificou-se que a esfera afetiva da empatia é mais sensível à ideação suicida do que a esfera cognitiva. Concluiu-se que se faz necessário maior número de estudos sobre a relação entre as habilidades sociais e a ideação suicida. Através desse conhecimento é possível construir políticas públicas e elaborar intervenções preventivas específicas para esta população.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15251
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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