Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14907

Comparte esta pagina

Título : Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
Autor : PEREIRA, Renata Cherém de Araújo
Palabras clave : Aprendizagem nas organizações.; Aprendizagem de estrategistas.; Aprendizagem pela experiência.; Estratégia como prática.
Fecha de publicación : 20-feb-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Uma lacuna identificada na literatura de Administração diz respeito à aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho. Acadêmicos da perspectiva da estratégia como prática têm indicado a escassez de estudos empíricos sobre o assunto. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o processo de aprendizagem dos estrategistas sobre os procedimentos de rastreabilidade e produtos não conformes da organização estudada. Para alcançar este objetivo, duas perguntas nortearam este estudo: a) o que os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? e b) como os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? Foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo na Metalpil, empresa do setor metal-mecânico situada na região metropolitana do Recife (PE). A coleta de dados foi realizada, principalmente, por meio de doze entrevistas realizadas com seis estrategistas. A análise dos dados ocorreu por meio da construção de categorias que responderam às perguntas de pesquisa. Em relação à primeira pergunta de pesquisa, concluiuse que os estrategistas aprendem a: registrar informações, supervisionar sistematicamente seus subordinados, adotar rotinas e procedimentos e a criar medidas preventivas. No tocante à segunda pergunta, concluiu-se que os estrategistas aprendem pela vivência de situações na prática, interação com profissionais mais experientes e reflexão. Este estudo contribui para os debates da área de aprendizagem organizacional e da perspectiva de estratégia como prática no sentido de apresentar resultados empíricos da aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14907
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTACAO (20-02-2015) RENATA CHEREM ARAUJO PEREIRA.PDF.pdf852,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons